2023 - SMART #1
A Smart acaba de revelar em Berlin o seu novo modelo elétrico, o chamado Smart #1, que é um SUV de zero emissões cuja principal tarefa é traçar o futuro elétrico do fabricante que hoje pertence aos grupos Daimler e Geely, com foco na Europa e na China.
O Smart #1 é completamente novo, tanto em termos de design como de enfoque e tecnologia. De acordo com a marca, o elétrico adianta a nova linguagem de design e DNA da Smart, de modo que os futuros modelos deverão ir nessa mesma linha.
De qualquer forma, estamos falando de um modelo que mede 4.27 metros de comprimento (2.75 de distância entre os eixos), 1.82 metros de largura e 1.64 metros de altura, de modo que é um pouco maior que um Renault Mégane E-TECH (4.20 m) ou um Opel Mokka-e (4.15 m), mas é menor que um Citroën ë-C4 (4.36 m).
Exibe um aspecto moderno, com interessantes formas, faróis que lembram os do KIA EV6, rodas de liga leve de até 19 polegadas de diâmetro (com pneus na medida 235/45 R19) e elementos chamativos, como maçanetas das portas retráteis, vidros sem molduras e um teto panorâmico de vidro.
O sistema de propulsão do Smart #1 utiliza um motor elétrico traseiro de 200 kW, equivalente a 272 cv, e 343 Nm de torque máximo, que move unicamente as rodas traseiras e se combina com uma bateria de 66 kWh, que promete uma autonomia em ciclo WLTP entre 420 e 440 quilômetros. Também anuncia uma velocidade máxima de 180 km/h.
A marca anuncia carga com corrente alternada de 22 kW e com corrente contínua de 150 kW, de modo que, teoricamente, pode carregar de 10 a 80% da carga em 3.5 horas, no primeiro caso, e em menos de 30 minutos se utilizarmos a opção rápida.
O habitáculo, por sua vez, oferece cinco lugares, e a parte dianteira está dividida por um volumoso console central, entre ambos os ocupantes, que também conta com uma grande tela flutuante e 3D no painel, de 12.8 polegadas. A instrumentação também é digital, de 9.2 polegadas.
Por último, a Smart oferece controle por voz e atualizações remotas de software, além de diversos assistentes de condução, como o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, sistema ativo de manutenção de faixa, assistente de ângulo morto, assistente de estrada e congestionamentos, sistema de estacionamento automático e assistente de luzes altas adaptativas, por exemplo.
Por enquanto não há informação sobre o preço e a data de lançamento deste modelo elétrico, de modo que teremos que aguardar que o fabricante forneça mais dados sobre este novo Smart #1.