2022 - SP AUTOMOTIVE CHAOS
Na Grécia nasceu a filosofia, a matemática, a astrologia… em suma, a cultura ocidental. E agora nasceu o primeiro ‘ultraesportivo’ do mundo: o SP Automotive Chaos, com até 3.100 cv de potência. Em julho de 2020 já havíamos mencionado aqui o sonho do grego Spyros Panopoulos.
O Chaos é um carro concebido para quebrar vários recordes em modelos de produção, como fazer a volta mais rápida em Nürburgring, atingir a velocidade máxima mais alta ou completar o quarto de milha no menor tempo. Nos últimos tempos surgiram em cena vários modelos qualificados como hiperesportivos. Mas agora, a empresa grega introduz um novo conceito: o ‘ultraesportivo’.
O Chaos equipa um motor V10 de 4.0 litros e duplo turbo que produz dois níveis de potência: 2.100 e 3.100 cv. Em ambos os casos, surge acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de 7 e 8 velocidades, respectivamente, que envia toda a força às quatro rodas.
O bloco do motor é de alumínio e liga de magnésio, impresso em 3D, assim como os pistões, as hastes e o eixo comando. Conta com válvulas de titânio, dois turbo compressores de fibra de carbono, titânio, magnésio e compostos cerâmicos.
O Chaos Earth Version é o ‘menos’ potente dos dois, com 2.100 cv e 1.389 Nm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 1.9 segundos e só precisa de 7.9 segundos para alcançar os 300 km/h e 8.1 segundos para cobrir o quarto de milha. Nasta versão, o motor é capaz de girar até 11.000 rpm.
Por sua parte, o Chaos Zero Gravity eleva a potência até os 3.100 cv e 1.984 Nm de torque. O fabricante grego afirma que é capaz de acelerar mais rápido que um Fórmula 1 e que qualquer outro veículo de duas ou quatro rodas do mundo. Suas cifras são fantásticas: 1.55 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, 1.7 segundos para passar de 100 a 300 km/h, 7.1 segundos para alcançar os 300 km/h e 7.5 segundos para cobrir o quarto de milha. Se for assim, superaria o recorde mundial que atualmente ostenta o Rimac Nevera.
Da mesma maneira, Spyros Panopoulos diz que o ultraesportivo supera os 500 km/h, de modo que superaria o SSC Tuatara (455.3 km/h) e o Bugatti Chiron Super Sport 300 (490.484 km/h).
Desempenho à parte, o Spyros Panopoulos Chaos exibe um design espetacular e muito aerodinâmico, com linhas muito agressivas e bordas afiladas. Além do seu aspecto, chama a atenção que quase não há distância entre a carroceria e o solo. Conta com rodas de liga leve de 21 polegadas na dianteira e 22 polegadas na traseira, além de tubos de escape Quad impressos em 3D.
Construído sobre um chassi monocasco de Zylon, 78% da carroceria é impressa em 3D a partir de ligas de titânio e magnésio, além de outras zonas em fibra de carbono. Dispõe de uma suspensão independente de dupla forquilha de titânio e magnésio, além de freios carbocerâmicos ventilados e perfurados em cruz, medindo 482 mm na dianteira e 442 mm na traseira, com pinças impressas em 3D.
A empresa grega só irá produzir 20 exemplares do Chaos para cada continente, que serão distribuídos pela Sotheby’s. De acordo com o fabricante, já foi vendida a primeira unidade, cuja entrega está prevista para o início de 2022.
Os preços oscilam entre os 5.5 milhões de euros para o Earth Version e 12.4 milhões de euros para o Zero Gravity. Nos próximos meses, a marca oferecerá mais informações sobre este novo modelo e também proporcionará uma unidade ao programa Top Gear.