PROJECT ‘CHAOS’: O PASSO SEGUINTE NA EVOLUÇÃO DOS ESPORTIVOS, AGORA COM O SELO GREGO

A Grécia é um dos países que nunca citaríamos como referência de tradição automobilística. No entanto, isso não quer dizer que não haja talento disposto a abrir esse caminho.
É o caso de Spyros Panopoulos, um engenheiro automobilístico grego e aficionado na competição, que está construindo seu próprio hypercar, ou talvez deveríamos chamá-lo de ‘Ultra Car’ como ele mesmo o descreve, de modo que este pequeno fabricante pretende implantar a última tecnologia tanto na fabricação como à bordo, para ir além dos esportivos de hoje.
Este projeto foi batizado como Project Chaos e se trata de um espetacular esportivo com motor V10 biturbo de 4.0 litros que embora ainda se encontre em uma fase inicial de desenvolvimento, já se mostra nestas primeiras imagens.
Sobre o papel, poderia tratar-se de mais um pequeno fabricante que tenta achar seu espaço em um mercado com cada vez mais propostas. No entanto, o Project Chaos se destaca porque utiliza a última tecnologia e materiais em sua criação. Suas rodas, por exemplo, são de titânio e são impressas em 3D, com um tamanho de 21 polegadas na frente e 22 atrás. Segundo Spyros, são as rodas metálicas mais leves do mercado, enquanto que os freios, também impressos em 3D, são cerâmicos e inclusive podem suportar um uso a 12.000 rpm.
O modelo também contará com um chassi monocasco, e uma carroceria de carbono e kevlar com a utilização do Zylon, um material de alta resistência utilizado, por exemplo, na Fórmula 1 e na indústria aeroespacial, com componentes mecânicos feitos de titânio e magnésio. Portanto, parece que para a criação deste modelo serão utilizados os materiais mais avançados do mundo.
Com relação ao seu interior, mostra um estilo que poderá lembrar o habitáculo dos hypercars da Aston Martin e Adrian Newey, e conforme o comunicado da Spyros Panopoulos Automotive, contará com realidade aumentada.
Quanto ao seu motor, trata-se de um bloco V10 de 4.0 litros, uma opção que não parece refletir essa tecnologia moderna que pretende transmitir. Mas talvez a coisa mude quando dizemos que alguns de seus componentes são feitos em alumínio, titânio, fibra de carbono, inclusive os seus dois turbo compressores contam com um composto de titânio e cerâmica para as turbinas. Todo esse uso massivo de materiais mais avançados e exóticos dará como resultado um desempenho de infarto, acelerando de 0 a 100 km/h em 1.8 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 500 km/h.
É claro que se trata de uma aposta muito ambiciosa, e veremos se realmente é verdade que este novo fabricante grego cumprirá o que prometeu, já que a chegada do Project Chaos está prevista para este ano de 2021.