2020 - SUBARU WRX STI GYMKHANA CAR

Com 10 entregas nas costas já estamos acostumados com as Gymkhanas, que têm uma série de elementos em comum: Ken Block ao volante e protagonismo para modelos de Ford. Mas tudo isso vai mudar com a Gymkhana 11, onde será Travis Pastrana o encarregado de fazer todo tipo de loucuras a bordo de um Subaru WRX STI muito especial.
A Subaru acaba de revelar de maneira oficial o veículo, que está um pouco acima do modelo de série, algo que fica bastante claro pela maneira que a marca o descreve, referindo-se ao carro como um ‘destruidor de pneus criado para a ocasião’.
É algo que chama a atenção, pois embora se aprecie a base do WRX STI, o esportivo japonês conta com um kit aerodinâmico extremo, com múltiplas entradas de ar tanto no para-choque dianteiro como atrás dos arcos de roda dianteiros e traseiros, conta com um descomunal aerofólio na traseira, além do proeminente difusor, e onde deveria estar a placa de licença há somente um buraco de tamanho mais que considerável.
Do seu motor, que inclui um sistema de escape que aparece no capô, não foram dados detalhes além de que se trata de um bloco boxer criado especificamente. Supomos que terá uma considerável cavalaria que será digerida por um sistema de tração integral.
O próprio Pastrana declarou: “Este STI é incrível! Nunca havíamos tido a oportunidade de fazer isso antes, de construir um automóvel sem restrições. Motor, suspensão, aerodinâmica… tudo é ilimitado, uma folha em branco. É incrivelmente rápido, fácil de controlar e de ir de lado, e foi perfeito fora dos testes. A Gymkhana é um novo desafio para mim, mas quero elevar o nível, e este é o carro ideal para fazer isso”.
Por sua parte, William Stokes, Gerente de Motorsports da Subaru of America, destacou: “Quando trouxemos a Subaru de volta à Gymkhana, sabíamos que teríamos que construir algo escandaloso. Travis sempre quis ultrapassar os limites, então sabíamos desde o princípio que não iríamos fazer isso com um carro de rally ou de rallycross. Esta foi uma oportunidade para redefinir o que poderá ser um STI e os resultados falam por si só”.