2019 - TESLA SEMI

Depois do choque provocado pelo Tesla Roadster de nova geração, que surpreende não só por seu design, mas também por seus espetaculares números, agora chega a vez do Tesla Semi. Trata-se da criação com a qual a marca especializada em veículos elétricos dá o seu salto ao segmento dos veículos pesados e o faz com um caminhão elétrico de estética e características técnicas verdadeiramente diferentes ao que estamos acostumados.
O principal dado que todos querem saber é em relação à autonomia do novo caminhão da Tesla. Em condições reais, ou seja, circulando por estradas e carregado com as 36 toneladas que pode transportar, o número se situa em 804 km (500 milhas). O pessoal da marca indica que graças às tomadas de carga DC de alta capacidade, o caminhão é capaz de obter 643 km de autonomia em apenas 30 minutos.
Carregado ao máximo, o Tesla Semi é capaz de chegar aos 100 km/h em 20 segundos, muito mais rápido que qualquer caminhão turbodiesel de produção. E se for retirada a carga e for acelerado o máximo unicamente com o cavalo mecânico, cobre-se o sprint de 0 a 100 km/h em somente 5 segundos, de novo, muito mais rápido que qualquer outro caminhão de produção.
O novo Tesla Semi consegue esses 804 km de autonomia carregado ao máximo graças, entre outras coisas, à trabalhada aerodinâmica do caminhão. Por exemplo, tem um fundo totalmente plano e extensões que cobrem o espaço que geralmente fica entre o reboque e a carroceria do cavalo mecânico, o que segundo a marca, lhe permite oferecer um coeficiente aerodinâmico melhor que o de um Bugatti Chiron.
Outra característica chamativa do novo caminhão elétrico da Tesla é o lugar de condução, que está situado no centro da aparentemente estreita cabine, com duas grandes telas tácteis nos lados do volante e um segundo banco localizado atrás do condutor. Como era de se esperar, todos os caminhões da Tesla virão equipados com o AutoPilot de série e de acordo com a empresa, os proprietários desfrutarão de uma confiabilidade excepcional: a marca indica que poderá rodar um milhão de milhas sem sofrer avarias.