2021 - TOYOTA AQUA

Embora não seja conhecido no Brasil, o Toyota Aqua é um dos modelos mais importantes do fabricante no Japão. Desde o ano de 2012 foram vendidos 1.87 milhões de unidades e também foi comercializado em diversos mercados internacionais sob a denominação de Prius C.
A segunda geração deste modelo finalmente estreou no Japão com um design muito parecido, mas suavizado nos traços para ganhar em embalagem e modernidade. De tamanho parecido a um Yaris (na realidade um pouco maior), o Aqua é uma opção muito demandada pelo público graças ao seu cômodo acesso e um elevado conforto de marcha.
A nova geração do Aqua utiliza a mesma plataforma estreada pelo Yaris no ano passado, ou seja, a denominada TGNA GA-B. Debaixo do capô esconde um motor a gasolina de 1.5 litros acompanhado do sistema híbrido HSD, que também estreia uma bateria de maior capacidade.
Assim como ocorre com muitos elétricos, o Aqua permite a condução com um só pedal se for selecionado o modo Power , de maneira que levantando o pé do acelerador se freia o automóvel. Outra novidade é que poderá ser equipado com tração nas quatro rodas, algo que se valoriza muito no Japão.
De acordo com a versão, o Aqua poderá equipar faróis Full LED, controle de cruzeiro adaptativo, aviso pré-colisão, alerta e assistente de faixa, leitor de sinais, rodas de liga leve, monitor de ângulo morto, câmera traseira, climatizador automático, volante em couro, acesso e partida sem chave, etc.
O novo Aqua se adapta aos novos tempos e poderá fornecer eletricidade a partir de sua bateria quando for necessário, algo que a Toyota considera muito útil depois de ver como nos últimos anos teve que lidar com diversas catástrofes naturais. Este polivalente anuncia um consumo de 35.7 km/l e seu preço começará em 1.980.000 ienes no Japão, cerca de 93.200 reais ao câmbio atual.