2021 - TOYOTA bZ4X CONCEPT

O Salão de Shanghai 2021 foi o cenário escolhido pelo fabricante japonês para apresentar o novo Toyota bZ4X Concept, o primeiro SUV alimentado por baterias do novo selo Toyota bZ da corporação nipônica e do qual, curiosamente, não foi revelado praticamente nada. Apesar de terem sido mostradas todas as suas imagens, tanto do interior como do exterior, que ademais exibe uma configuração que parece estar muito próxima à de produção.
Isso ocorre porque o verdadeiro propósito desta apresentação é anunciar oficialmente a chegada da nova linha de veículos alimentados por baterias da Toyota. O próprio comunicado de imprensa da marca está mais centrado na apresentação da nova linha que no veículo em si.
De acordo com o que foi revelado pela marca, o novo Toyota bZ4X Concept é um SUV de tamanho médio e, portanto, com dimensões ligeiramente superiores às do Toyota RAV4 atual, que conta com 4.6 metros de comprimento. Embora na verdade a marca tenha definido o interior do novo modelo como mais próprio de um veículo do segmento superior, comparando-o com o segmento D. De modo que sem conhecer suas medidas finais, podemos supor que este modelo se situará por tamanho entre os C-SUVs e SUVs compactos, como concorrente de modelos como o Volkswagen ID.4 e o Ford Mustang Mach-E.
Trata-se de um SUV de 5 lugares restritos, mas se considerarmos os esboços apresentados pela marca há algum tempo, haverá uma versão muito similar ao Toyota bZ4X com maior comprimento e distância entre-eixos, de modo que deverá ter espaço para uma terceira fila de bancos e rivalizar com o recém-apresentado Volkswagen ID.6.
Com relação a esses mesmos esboços, o Toyota bZ4X Concept se distancia consideravelmente com um design muito modificado e bem mais carregado, pois é evidente que os esboços mostravam apenas uma versão simplificada deste modelo. Uma leitura que entendemos que poderá ser aplicada mais tarde ao resto dos modelos adiantados.
Entre os poucos dados revelados pela marca, sabe-se que o Toyota bZ4X Concept foi desenvolvido conjuntamente com a Subaru sobre a nova plataforma e-TNGA, como o Subaru Evoltis, o irmão gêmeo que chegará neste mesmo ano. A Toyota também confirmou que contará com uma nova tecnologia de baterias que está sendo desenvolvida neste momento, sistema de direção by-wire e motores elétricos em ambos os eixos e, portanto, com versões de tração total.
Mas não temos um único dado relacionado com suas especificações técnicas, nem de sua possível potência e autonomia, nem sequer estimadas. O que foi confirmado é que sua versão de produção chegará ao mercado em meados de 2022, de modo que em aproximadamente um ano deveremos assistir à apresentação desta versão definitiva, que pelo aspecto do protótipo podemos supor que não mudará muito.
A nível estético é muito parecido aos esboços apresentados até agora pela marca, mas com um design muito mais elaborado, com inúmeros adendos e acessórios de carroceria, como as molduras protetoras de tom preto e as esculpidas saias laterais. Também há detalhes novos, como o pilar traseiro, mais parecido ao do RAV4 e o painel com a enorme tela central e o volante retangular, que não sabemos se chegará realmente à produção.
“Para 2025, a Toyota oferecerá mais de 70 veículos eletrificados em todo o mundo. Entre eles, figurarão pelo menos 15 veículos elétricos de bateria (incluindo 7 modelos Toyota bZ). Na Europa, para 2025, isso se traduzirá em um mix de motorizações com cerca de 70% de híbridos elétricos, cerca de 10% de híbridos plug-in e cerca de 10% de modelos zero emissões, tanto elétricos de bateria como elétricos de célula de combustível”, diz o comunicado.
O que é verdadeiramente importante para a Toyota foi a ocasião de anunciar oficialmente o que todos já sabíamos, o nascimento da nova linha Toyota bZ. Estas são as siglas da expressão ‘Beyond Zero’ e cujo significado é ‘além do zero’. O que não sabíamos é que a Toyota decidiu estilizar o nome utilizando a primeira letra em minúsculo, de maneira muit similar a seu emblema. Um logotipo que já conhecíamos pelo vazamento de seus esboços de patente, mas que agora podemos ver pela primeira vez oficialmente sobre a carroceria de um modelo.
O aspecto futurista deste novo crossover elétrico é um exemplo do quão ambiciosa é a nova estratégia de veículos elétricos da Toyota, que criará uma linha completa sob as siglas bZ. Embora estes não sejam os únicos elétricos alimentados por baterias da empresa, já que no mesmo comunicado de imprensa foi confirmado que até 2025 serão lançados em todo o mundo 15 modelos elétricos puros, dos quais apenas 7 estarão integrados na linha bZ. Um anúncio bastante interessante, pois acreditávamos que todos os futuros elétricos da Toyota iriam pertencer a esta submarca. Em princípio, o primeiro destes modelos chegará às ruas no próximo ano.