2023 - TOYOTA bZ4X XLE FWD US VERSION

A Toyota iniciou um novo capítulo de sua história. O gigante da indústria automotiva japonesa apresentou o seu novo carro elétrico. O novo Toyota bZ4X materializa a entrada da marca no mercado dos veículos elétricos de nova geração. O primeiro de uma nova família de modelos de zero emissões acaba de chegar e traz consigo importantes novidades.
Este novo SUV 100% elétrico é a versão de produção do modelo conceitual que conhecemos há alguns meses no âmbito do Salão de Pequim: o Toyota bZ4X Concept. O primeiro integrante da linha bZ (beyond Zero) da Toyota está pronto para assaltar o mercado global.
Através do novo bZ4X surge a nova linguagem de design criada pela Toyota. Uma filosofia que se adapta tanto à vida urbana como à natureza. Apresenta uma imagem exterior muito chamativa que se diferencia claramente do resto dos modelos que formam a linha Toyota. E embora não esconda sua condição de veículo elétrico, os traços próprios de um SUV têm grande parte do protagonismo.
Iniciando o tour pelo exterior na parte dianteira, surge uma parte frontal que transmite elegância. Distingue-se especialmente por uma nova forma de ‘martelo’ e grupos ópticos muito afilados e horizontais, que conectam com a grade e desenham uma assinatura luminosa característica. A vista lateral também é limpa, enquanto que os arcos de roda se destacam por suas molduras de grande tamanho. Além disso, pode calçar rodas de liga leve de até 20 polegadas.
Na traseira são as lanternas que chamam toda a atenção, pois estão unidas através de uma faixa de luz que realça a sensação de largura e de modernidade. Também cabe mencionar os elementos aerodinâmicos, já que são fundamentais para oferecer a máxima autonomia possível. O para-choque dispõe de profundas aberturas enquanto que o aerofólio e o difusor ajudam nesta relevante tarefa de reduzir a resistência ao vento.
Quanto ao interior, somos envolvidos por um ambiente minimalista e ao mesmo tempo elegante, inclusive com um toque futurista. A verdade é que neste aspecto a Toyota segue a linha atual do mercado onde a digitalização abre caminho e deixa de lado os controles convencionais. O habitáculo conta com espaço suficiente para cinco passageiros adultos.
Na hora de realizar o projeto do interior, a Toyota priorizou o conforto e a amplitude. Foram utilizadas texturas suaves, tecidos agradáveis ao tato e guarnições que transmitem qualidade. Se olharmos o posto de condução, fica claro que a digitalização estará muito presente. O quadro de instrumentos é 100% digital e conta com uma tela de 7.0 polegadas.
O centro nevrálgico do interior é sem dúvidas a tela táctil situada no console central, que permitirá acessar o sistema de infotainment da Toyota para utilizar os múltiplos serviços digitais online. Além disso, é compatível com atualizações OTA. Abaixo da tela táctil encontra-se o módulo da climatização. Agora, ambos os elementos estão tão bem integrados que dão a sensação de ser uma única peça.
O bZ4X será o primeiro Toyota de produção em série a oferecer o sistema de direção por cabo (One Motion Grip). Sua introdução em alguns mercados está prevista para mais adiante. Essa tecnologia dispensa a conexão mecânica entre o volante e as rodas dianteiras. Isso permite liberar espaço para as pernas. Além disso, por não existir conexões físicas, são suprimidas as vibrações desnecessárias provenientes dos pneus.
Outro detalhe de equipamento que o novo SUV elétrico da Toyota conta é um teto com painel solar opcional. Permite captar a energia solar e gerar eletricidade para recarregar a bateria. Pode ser usado tanto com o veículo ligado como desligado. A Toyota calcula que, no melhor dos casos, pode acumular energia suficiente ao longo de um ano para rodar 1.800 quilômetros.
Com relação à lista de sistemas de assistência à condução, como caberia esperar, é muito ampla. O novo bZ4X incorpora a terceira geração do sistema Toyota Safety Sense. Entre outras tecnologias dispõe de um sistema de segurança pré-colisão para detectar veículos que circulem em sentido contrário e invadam a faixa.
Outra das chaves determinantes do novo bZ4X é que se trata do primeiro veículo da Toyota a utilizar uma nova plataforma específica para modelos 100% elétricos. Trata-se da plataforma e-TNGA. Ela é totalmente nova e oferece a flexibilidade de poder ser utilizada em possíveis futuros modelos bZ. Está preparada para acomodar a bateria debaixo do piso do veículo e fazer parte do chassi, o que permite conseguir um baixo centro de gravidade. Também evita ocupar espaço no habitáculo.
Agora, como se encaixa o novo bZ4X na linha Toyota? A marca toma como referência o Toyota RAV4. As dimensões exteriores do bZ4X são similares. Mede 1.605 mm de altura e a distância entre os eixos, que alcança os 2.850 mm, foi determinante para oferecer, segundo a Toyota, um espaço para as pernas sem comparação na categoria. Além disso, o porta-malas acomoda um volume de carga de até 452 litros.
Aliás, comparado com o RAV4, a linha do capô do bZ4X foi rebaixada em 50 mm, e a agilidade geral se reflete em um ângulo de giro líder na categoria, de 5.7 metros.
Deixando de lado a dotação tecnológica, é o momento de focar na parte mais relevante: o sistema de propulsão. A versão de tração dianteira do novo bZ4X é propulsionada por um motor de 150 kW (204 cv) e 265 Nm de torque máximo. No que diz respeito ao desempenho, é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8.4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h.
A versão de tração total desenvolve uma potência de 160 kW (218 cv) e 336 Nm de torque máximo. Completa o sprint de 0 a 100 km/h em 7.7 segundos, enquanto que sua velocidade máxima também se situa nos 160 km/h. O modelo de tração total equipa motores de 80 kW independentes nos eixos dianteiro e traseiro. Também pode contar com a função XMODE, com diferentes modos de condução para maximizar a tração sobre neve, barro e terra.
Os motores elétricos são alimentados pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 71.4 kWh que lhe permite dispor de uma autonomia de até 450 quilômetros segundo o ciclo WLTP. É uma cifra provisória antes da homologação final. Aliás, o sistema oferece a opção de ‘condução com pedal único’, que potencializa a regeneração de energia ao frear.
Para maximizar a eficiência e reduzir o consumo elétrico o máximo possível, o novo bZ4X dispõe de um sistema de aquecimento com uma bomba de calor. A Toyota destaca que os objetivos de desenvolvimento para a bateria são que em 10 anos de uso ou 240.000 quilômetros, o que primeiro acontecer, seu desempenho seja reduzido em um máximo de aproximadamente 10%.
No que diz respeito aos tempos de carga, a bateria pode ser recarregada 80% em cerca de 30 minutos com um sistema de carga rápida de 150 kW (CCS2). A partir do quarto trimestre de 2022 estará disponível na linha bZ4X um novo carregador de bordo trifásico de 11 kW.
Com relação à sua chegada ao mercado, ainda faltam alguns meses para poder ver o novo bZ4X nos concessionários. E mais, a Toyota confirmou que a apresentação acontecerá no próximo dia 2 de dezembro de 2021, pouco antes do lançamento de um serviço específico de reserva online para aqueles clientes que queiram estar entre os primeiros a adquirir o novo elétrico. A comercialização terá início em 2022. Será então quando chegarão as primeiras unidades aos concessionários.