2023 - TOYOTA CROWN
Nos últimos tempos, o auge imparável dos SUVs canibalizou outros segmentos tradicionais, como o dos sedans e monovolumes. Há fabricantes que optaram diretamente por deixar de produzir sedans clássicos e outros os adaptaram aos novos tempos, acrescentando-lhes certos traços dos crossovers. Este último caso é, precisamente, o que fez a marca japonesa com o novo Toyota Crown 2023, um sedan de luxo com ares de crossover.
O Toyota Crown é um dos modelos mais emblemáticos da marca japonesa. Um grande sedan de luxo que data de 1955. Desde então, o modelo não parou de renovar-se, introduzindo sempre elementos novos de design. Desta vez, a Toyota decidiu transformar seu sedan em um crossover, uma decisão que só tem uma explicação comercial: que o carro tenha sucesso em diferentes mercados fora do Japão, como nos Estados Unidos, de onde saiu em 1972.
Começando pela parte estética, trata-se de um veículo de tamanho grande, com 4.98 metros de comprimento, 1.84 metros de largura e 1.54 metros de altura. A frente parece inspirada no Toyota bZ4X, e mostra faróis delgados integrados na grade, que fica fechada em grande parte.
A vista lateral muda radicalmente. Aqui é onde surge uma maior distância do solo, uma linha de cintura mais alta e proteções nos arcos de roda. Ou seja, elementos característicos dos crossovers. Outro traço é a caída do teto para a traseira, dotando o sedan japonês de uma estética coupe. Cabe destacar também os grandes ombros, acentuando o aspecto musculoso do veículo. A parte estética se completa com rodas de 19 ou 21 polegadas.
No interior surge um ambiente tecnológico como é esperado em um carro de luxo atual. O nível de digitalização é alto, destacando a tela de 12.3 polegadas do quadro de instrumentos, assim como a tela do sistema multimídia Toyota Audio Multimedia, com navegador baseado na nuvem, atualizações sem fios e assistente de voz que responde à ordem ‘Hey Toyota’.
O novo Toyota Crown está disponível com dois motores híbridos: as versões básicas contarão com o motor de 4 cilindros e 2.5 litros apoiado por dois propulsores elétricos e uma transmissão CVT de variador contínuo. Neste caso, a bateria é de hidreto de níquel e a marca não revelou detalhes sobre potência e desempenho.
Por outro lado, está a versão de maior desempenho para o acabamento Platinum: conta com um motor turbo de 2.4 litros junto a outro elétrico que ajuda a otimizar a entrega do torque. Conjuntamente, a potência é de 354 cv, enviados às rodas traseiras através de uma transmissão automática de 6 velocidades.
Também há uma segunda versão desta configuração com um segundo motor elétrico que impulsiona a rodas dianteiras, enquanto que o acabamento Platinum inclui um sistema E-Four Advanced AWD.
O equipamento em termos de segurança e ajudas à condução inclui a última evolução do Toyota Safety Sense. Isso significa que conta com faróis altos automáticos, controle de cruzeiro de radar dinâmico, assistência de sinais de trânsito, um sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e o Toyota Safety Connect, entre muitas outras coisas.