2023 - TOYOTA CROWN US VERSION
Talvez alguns se lembrem que há alguns anos a Honda tentou comercializar o Crosstour, que basicamente mesclava um sedan com um SUV. A proposta era interessante, porém muito adiantada para sua época, de modo que não durou muito no mercado. Anos depois a Toyota retoma esse conceito, pois com a queda catastrófica dos sedans, agora sim vale a pena misturar os estilos. Assim, a marca japonesa apresenta o seu Toyota Crown 2023.
No Brasil o segmento dos sedans grandes desapareceu há muito tempo. Nos Estados Unidos ainda sobrevive com muito poucos participantes, pois ficou mais do que claro que o consumidor quer SUVs e crossovers. Por isso, a Toyota decidiu descontinuar o Avalon e em seu lugar colocar o Crown.
O Toyota Crown mantém uma estética de sedan muito clara, uma caída fastback na parte traseira e proporções mais parecidas às deste tipo de carros. No entanto, quando vemos seus arcos de rodas e contornos vemos uma altura um pouco maior do que a tradicional em tal segmento, além do clássico contorno em plástico preto tão característico dos SUVs para dar-lhes esse ‘toque aventureiro’ que tanto ostentam.
Faróis, lanternas e até a carroceria em duplo tom nos falam de uma forte inspiração em modelos como o BZ4X, o crossover elétrico da marca.
O interior do Crown é consideravelmente atraente, exibindo telas de 12.3 polegadas tanto para o infotainment como para o quadro de instrumentos. Também conta com ar-condicionado automático, teto de vidro, carregador por indução para celular, sistema de áudio JBL, estofamento em couro sintético, bancos com ajuste elétrico e aquecimento, entre outros elementos.
A Toyota informa que todos os Crown terão integrados o sistema Toyota Safety Sense 3.0 com as mais recentes atualizações e melhorias como: freio autônomo de emergência, monitor de ponto cego, manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de velocidade cruzeiro adaptativo, faróis altos automáticos, entre outras coisas.
Mecanicamente o Toyota Crown terá duas motorizações híbridas. A primeira é composta de um motor aspirado de 4 cilindros e 2.5 litros que produzirá um total de 240 cv. O sistema híbrido será composto de dois motores elétricos o que lhe dará capacidade de dispor de tração AWD, principalmente recebendo a força no eixo traseiro graças ao sistema elétrico. Seu consumo estimado é de 17.8 km/l na cidade.
A outra mecânica é composta de um motor turbo de 4 cilindros e 2.4 litros que também com apoio de dois motores elétricos pode chegar até os 340 cv. Além de acelerar de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos. No entanto, uma maior quantidade de potência, reduzirá sua eficiência, estimando um consumo de 12 km/l na cidade.