2022 - TOYOTA GRMN YARIS
Uma vez que já conhecemos todos os seus detalhes e inclusive os preços para todos aqueles mercados onde será comercializado, a Toyota poderia ter deixado de lado o GR Yaris para concentrar-se em outras novidades futuras, mas não fez isso. Ao longo do ano passado, surgiram imagens interessantes onde um protótipo já antecipava o que foi descoberto durante esta semana. A versão radical do utilitário esportivo já é uma realidade, e o seu nome é Toyota GRMN Yaris.
Há algum tempo a marca japonesa disse que não descartava a hipotética chegada de uma versão mais leve e mais radical do utilitário esportivo, uma possibilidade que parecia confirmar-se com todas as fotografias que surgiram e que agora, graças ao Salão de Tokyo pudemos conhecer. No material que havia até agora se podia contemplar um GR Yaris com novos componentes aerodinâmicos e equipamentos de medição em diferentes zonas, circulando no limite pelo exigente traçado alemão de Nürburgring sob o comando de um piloto profissional.
Agora já sabemos que o utilitário esportivo japonês quer diferenciar-se do seu irmão GR Yaris utilizando uma série de elementos estéticos distintos, tais como um capô com uma nova entrada de ar, um para-choque dianteiro com novas peças aerodinâmicas, saias laterais mais agressivas e um aerofólio traseiro espetacular. Além disso, a Toyota também apresentou uma configuração menos agressiva à qual denomina ‘Rally Package’.
Estas peças já pudemos vê-las nas imagens procedentes do Inferno Verde, pois o protótipo exibia uma série de mudanças evidentes, começando por uma parte frontal onde aparecem diferentes flaps no para-choque, assim como generosas saídas de ar localizadas nos para-lamas dianteiros, bem atrás das rodas. Na traseira havia um elemento que não passava despercebido devido ao seu tamanho, um aerofólio de cor escura que promete aumentar a carga aerodinâmica do eixo traseiro quando o utilitário esportivo estiver circulando a um ritmo elevado. Outro detalhe chamativo temos em um teto preto elaborado em polímero reforçado com fibra de carbono, material que também está presente tanto no capô como no aerofólio traseiro.
Em princípio duvidávamos se a marca japonesa melhoraria o desempenho do motor do GR Yaris, já que conta com potência suficiente para a maioria dos clientes. Falamos de um bloco a gasolina de 3 cilindros turbo alimentado que desloca 1.6 litros e desenvolve 261 cv, com um torque máximo de 360 Nm digerido por uma transmissão manual de 6 velocidades. Toda essa energia é enviada às quatro rodas, de forma que o modelo japonês é capaz de alcançar os 100 km/h em 5.2 segundos e sua velocidade máxima é de 230 km/h.
No entanto, o Salão de Tokyo serviu de palco para conhecermos um veículo do qual só serão fabricados 500 exemplares. Os engenheiros da marca conseguiram reduzir o peso do conjunto em 20 quilos graças ao uso de materiais leves como o polímero reforçado com fibra de carbono, com uma altura do veículo rebaixada em 10 mm e uma largura um pouco mais generosa, enquanto que o propulsor mantém seus 272 cv (especificações japonesas), mas aumenta o torque máximo até os 390 Nm. Sua chegada é esperada para o meio deste ano, mas lamentavelmente todas eles serão vendidos no Japão.