2021 - TOYOTA HIGHLANDER UK VERSION
Originalmente introduzido no mercado no ano de 2000, o Toyota Highlander é um crossover de grande tamanho que sempre foi comercializado especialmente nos Estados Unidos. No entanto, o fabricante japonês decidiu cruzar o Atlântico e oferecer aos europeus um produto renovado com tecnologia híbrida que complementará sua linha SUV no Velho Continente com uma nova opção para o próximo ano. Trata-se do novo Toyota Highlander Hybrid 2021.
Unindo-se aos já existentes Toyota C-HR e à nova geração do Toyota RAV4, o novo Highlander será a opção de maior tamanho da linha, enquanto que o também recém apresentado Toyota Yaris Cross fechará a família SUV como o modelo menor. A quarta geração do Highlander será a primeira que será comercializada no mercado europeu, e fará isso a partir de 2021.
Disponível exclusivamente com um sistema de propulsão híbrido, o novo Highlander 2021 está baseado na plataforma GA-K da Toyota, e segundo o fabricante, “combina todos os atributos dos crossovers Toyota com uma grande eficiência, reduzidas emissões e tração total elétrica inteligente, além de um habitáculo muito espaçoso e uma capacidade de reboque de 2 toneladas”.
Com 4.950 mm de comprimento, o novo Toyota Highlander Hybrid 2021 será 110 mm mais longo que o Toyota Land Cruiser de cinco portas, situando-se como o topo da linha crossover da empresa. A nível estético é mais parecido com o RAV4 que com o Land Cruiser, graças a uma grade triangular ladeada por dois faróis de LED afilados e um para-choque de estilo agressivo com uma grande grade inferior, proteções metálicas e duas aberturas em cada lateral, onde se integram os faróis antineblina.
O capô apresenta marcadas linhas de expressão, enquanto que a partir da lateral encontramos uma horizontal recorrendo as maçanetas das portas e uma na parte inferior que se funde com o para-lama traseiro. Os arcos de roda contam com as proteções de plástico clássicas, dando espaço a rodas de liga leve de até 20 polegadas. Surgem ainda barras longitudinais em um teto bastante plano para não sacrificar o espaço interior e a altura livre até o teto.
Na parte traseira surge um aerofólio integrado na linha do teto, um vidro vigia ligeiramente inclinado que permite ampliar a capacidade de carga do seu porta-malas em até 658 litros, lanternas LED em desenho horizontal e um para-choque com um grande protetor metálico que recobre quase a totalidade de sua superfície.
Em relação ao interior, o grande protagonista é a tela de 12.3 polegadas do sistema de infotainment, com navegação por satélite e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, que coroa o console central. Um volante multifuncional, um quadro com instrumentos para o sistema híbrido, além de um largo console inferior com a alavanca de câmbios e grandes porta-copos, tudo isso harmonizado por um sistema de iluminação ambiental de LED.
Mas a principal diferença com o RAV4, que se situa imediatamente abaixo na linha, é que o Highlander é um SUV de sete lugares com três filas de bancos. A fila central tem uma margem de deslizamento de 180 mm, permitindo adicionar espaço para as pernas se viajam dois adultos na terceira fila. Também inclui uma tampa do porta-malas elétrica e abertura mãos livres que dá acesso a um porta-malas com uma capacidade volumétrica de 658 litros ampliáveis até os 1.909 litros.
O interior poderá ser escolhido em preto ou grafite, contando com uma infinidade de compartimentos de armazenamento e entradas USB na primeira e segunda filas de bancos. O equipamento inclui ainda Head-Up Display, um ponto de carga sem fios para dispositivos móveis, bancos com ventilação e espelho retrovisor digital, entre outros. Também contará com os mais recentes sistemas de segurança e assistência à condução com a versão mais recente do Toyota Safety Sense.
Neste pacote são incluídos elementos como: sistema de segurança pré-colisão com manobra de evasão ativa, detecção de pedestres e ciclistas de dia e de noite; controle de cruzeiro adaptativo; sistema de manutenção de trajetória; alerta de mudança involuntária de faixa com assistência à direção; controle inteligente de luzes de estrada; reconhecimento de sinais de trânsito; etc.
A nível mecânico, o novo Toyota Highlander Hybrid 2021 seguirá a mesma direção que o resto da linha SUV da Toyota. Para isso, os engenheiros equiparam o modelo com a quarta geração do seu sistema de propulsão híbrido, composto por um motor a gasolina de 2.5 litros e ciclo Atkinson, e dois motores elétricos localizados nos eixos dianteiro e traseiro. Esta distribuição permitirá ao Highlander oferecer um sistema de tração total elétrica.
Por sua vez, o sistema será alimentado por uma bateria de hidreto de níquel situada debaixo da segunda fila de bancos. Terá uma potência combinada de 244 cv e anunciará um consumo médio de 15 km/l e emissões de 146 g/km de CO2, de acordo com o último protocolo de homologação europeu WLTP. O Highlander também equipará quatro modos de condução - Eco, Normal, Sport e Trail - com os quais o condutor poderá ajustar diferentes parâmetros do carro, além de gerenciar a capacidade de deslocar-se utilizando somente eletricidade e de recarregar a bateria.