2021 - TOYOTA HIGHLANDER XSE

A divisão americana da marca japonesa acaba de revelar nos Estados Unidos o novo Toyota Highlander XSE 2021. A nova versão esportiva da recém-renovada linha Highlander conta com o mesmo motor V6 de 3.5 litros e 299 cv que pode ser encontrado em outras versões da mesma linha.
Não é casual que o novo Toyota Highlander se pareça com a atual geração do Toyota RAV4, pois embora se trate de dois modelos muito diferentes, a verdade é que sempre estiveram relacionados. De fato, como militam no mesmo segmento, podemos dizer que o Highlander é a versão de 7 lugares que nunca chegou à linha RAV4. Apesar de que até a chegada desta nova geração, ambos os modelos contavam com dois desenhos muito distintos.
O novo Toyota Highlander foi revelado precisamente no ano passado durante o Salão de New York 2019 e chegou ao mercado poucos meses depois como modelo 2020. De modo que se trata de um modelo muito jovem, do qual ainda não foram apresentadas todas as versões que irão compor a linha.
Esta nova versão Highlander XSE 2021 chega para ocupar o posto de opção esportiva da renovada linha Highlander. Por isso que esta nova versão conta com inúmeros elementos estéticos específicos destinados a distingui-la do resto das versões regulares. A nível mecânico e de chassi não há mudança alguma em relação ao resto da linha e seu único motor disponível será o mesmo V6 de 3.5 litros que entrega 299 cv e 356 Nm de torque máximo que já estava disponível em outras versões do Highlander.
A nível exterior haverá mudanças, e ademais muito notáveis. A parte frontal é completamente nova, pois o novo Highlander XSE recebe uma grade dianteira com tela preta de aspecto esportivo e um para-choque totalmente novo de desenho mais agressivo. Este elemento conta com lâminas horizontais de modo tela, como a versão híbrida do Camry, de modo que não precisa de tela inferior. As rodas também são novas e nas laterais surgem novas saias e os vidros traseiros são escurecidos. Na parte traseira surgem saídas de escape cromadas e um novo para-choque.
No interior também há novidades, mas estas são mais sutis. Tratando de enfatizar o design esportivo desta versão, os designers da Toyota incluíram novos revestimentos em couro bicolor com costuras em contraste, algumas inserções que tratam de imitar a superfície da fibra de carbono exposta e nova luz ambiental.