2021 - VOLKSWAGEN ARTEON SHOOTING BRAKE

Acabou a espera, a Volkswagen acaba de apresentar a atualização da linha Arteon. Um dos carros-chefes do fabricante alemão sofre uma atualização importante que traz consigo grandes novidades. É que o Volkswagen Arteon, além de renovar-se em termos de design e de conectividade, aposta finalmente pela eletrificação, incorpora à família os modelos R, e o que é igualmente relevante, estreia uma versão de carroceria. O novo Volkswagen Arteon Shooting Brake.
Durante estes últimos meses pudemos acompanhar o processo de desenvolvimento do novo Arteon Shooting Brake, o segundo modelo da série ‘Avantgarde’ da Volkswagen. A marca destaca que interpretou novamente e por completo o conceito da Variant. Nome com o qual especifica as suas versões de carroceria perua. Neste caso estamos diante de um Shooting Brake.
Logicamente, este novo modelo guarda uma estreita relação com o Arteon 2021, já que ambos compartilharam desenvolvimento. A nível estético, tecnológico e mecânico estão muito ligados. Agora, as diferenças visuais são estabelecidas pelos dois tipos de carroceria. O exterior do novo Arteon Shooting Brake é independente na parte traseira, que foi rebaixada na parte do teto junto com as superfícies de vidro laterais para a parte traseira.
Na traseira é onde há mais diferenças entre o Arteon e o Arteon Shooting Brake. A parte frontal nos dois modelos é idêntica. Surgem faróis com tecnologia LED unidos através de uma faixa de luz. Dependendo do nível de acabamento escolhido, Elegance ou R-Line, haverá diferentes detalhes visuais. É preciso considerar que o acabamento Elegance busca realçar o lado mais elegante, enquanto que o R-Line trata de mostrar seu lado mais esportivo.
A carroceria pode ser pintada em uma grande variedade de cores. Além disso, foram introduzidas três novas tonalidades na linha Arteon. São as seguintes: Kingfisher Blue, Kings Red Metallic e Lapiz Blue. Também podemos escolher entre diferentes desenhos de rodas de liga leve cujo tamanho varia entre 18 e 20 polegadas.
O Volkswagen Arteon Shooting Brake mede 4.866 mm de comprimento, 1.871 mm de largura (sem os retrovisores), 1.447 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.840 mm. O porta-malas acomoda 565 litros, podendo chegar a 1.632 litros com o banco traseiro rebatido.
Com relação ao interior do novo Arteon Shooting Brake, somos envolvidos por um ambiente elegante e tecnológico. A Volkswagen trabalhou para melhorar os acabamentos e introduzir novas opções tanto de guarnições como de apliques e estofamentos. Além disso, o equipamento tecnológico foi reforçado com melhorias muito relevantes.
O Arteon Shooting Brake é um carro conectado. Conta com um quadro de instrumentos digital Volkswagen Digital Cockpit Pro de 10.25 polegadas e também pode equipar uma tela táctil de até 9.2 polegadas para controlar o sistema de infotainment Discover Pro, que permite acessar diversos serviços digitais online. Além disso, os amantes da música devem saber que há um novo equipamento de som Harman/Kardon e um sistema de iluminação ambiental que permite escolher até 30 cores.
Permite a utilização do Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, os serviços digitais online We Connect e We Connect Plus dão acesso a um mundo de possibilidades. Com relação aos sistemas de assistência à condução, os mais relevantes são: assistente de viagem capaz de funcionar até os 210 km/h; controle de cruzeiro adaptativo; assistente de manutenção de faixa; assistente de estacionamento com controle de distância; sistema de controle de luzes Light Assist; assistência lateral, sistema proativo de proteção de passageiros e assistente de mudança de faixa; assistência de emergência; sistema PreCrash.
Os interessados em adquirir o novo Arteon Shooting Brake terão à sua disposição uma variada oferta mecânica. Este novo modelo estará disponível tanto com motores a gasolina como diesel e inclusive haverá uma versão híbrida plug-in. Os motores a combustão foram cuidadosamente escolhidos para oferecer a maior eficiência possível. Os níveis de potência estão entre 150 e 320 cv.
Cabe destacar que o motor diesel de 2.0 litros TDI Evo, disponível em dois níveis de potência, conta com um sistema de redução catalítica SCR com dupla dosagem de AdBlue. Dependendo do motor escolhido é oferecida uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automática DSG de dupla embreagem. Também está disponível com tração dianteira ou tração total 4Motion.
A ‘joia da coroa’, a opção mais exclusiva da oferta, será o novo Arteon Shooting Brake R. A nova versão de carroceria da linha Arteon também contará com uma versão R e passará a integrar-se na família de modelos esportivos da Volkswagen.
A opção mais ecológica passa por uma mecânica híbrida plug-in, a versão eHybrid. O novo Arteon Shooting Brake eletrificado combina um motor a gasolina de 1.4 litros TSI de 156 cv com um motor elétrico de 85 kW (115 cv) para alcançar uma potência total de 218 cv. Tudo isso é controlado através de uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e seis velocidades. Dispõe de uma configuração de tração dianteira. Uma bateria de íons de lítio de 13 kWh alimenta o motor elétrico e permite homologar uma autonomia elétrica de 54 quilômetros. A bateria está instalada embaixo do veículo, diante do eixo traseiro.
O lançamento comercial do novo Arteon Shooting Brake acontecerá neste mesmo ano. O livro de pedidos será aberto no segundo semestre de 2020 e as primeiras entregas acontecerão nos últimos meses do exercício. Conforme se aproxime a data de chegada aos concessionários, a Volkswagen anunciará o resto de detalhes, como o equipamento de série de cada versão e os preços.