2022 - VOLKSWAGEN ARTEON US VERSION

Depois de várias séries de fotos flagrantes, vazamentos e adiantamentos oficiais, finalmente foi apresentado o novo Volkswagen Arteon 2022. O interessante sedan de estilo esportivo e elegante que pode ser encontrado na linha Volkswagen se atualiza com um esperado facelift. Uma atualização de meio ciclo de vida que permitirá a esta geração (a primeira) enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente.
Esta atualização da linha Arteon chega em um momento crucial, já que o mercado se encontra em plena transição para a mobilidade sustentável. É por isso que algumas das novidades que o novo Arteon estreia estão relacionadas com a eletrificação.
Por tratar-se de um facelift as principais mudanças estéticas se concentram tanto na parte frontal como na traseira. A primeira coisa que chama a atenção são os faróis dianteiros que agora estão praticamente unidos com uma nova e delgada faixa de luz LED que atravessa a renovada grade em que se encontra o emblema da Volkswagen. O para-choque dianteiro também mudou.
Quanto à traseira, a novidade de maior destaque é sem dúvida as novas lanternas que, assim como os faróis dianteiros, utilizam a tecnologia LED. Dependendo do nível de acabamento haverá detalhes diferenciadores, tanto na frente como na traseira. A terminação Elegance busca oferecer uma imagem mais imponente e elegante, enquanto que a versão R-Line mostra um aspecto esportivo e dinâmico.
As opções de personalização foram incrementadas com três novas cores para a carroceria: Kingfisher Blue, Kings Red Metallic e Lapiz Blue. Em relação às rodas, se pode optar por quatro desenhos que variam entre 18 e 20 polegadas.
As medidas do Volkswagen Arteon são: 4.866 mm de comprimento, 1.871 mm de largura (sem espelhos), 1.428 mm de altura e uma distância entre-eixos de 2.840 mm. Conta com um porta-malas com capacidade de 563 litros, podendo atingir os 1.557 litros com o banco traseiro rebatido.
Com relação ao interior do novo Arteon 2022, somos envolvidos por um habitáculo onde se respira conforto e elegância. O fabricante alemão realizou diversas mudanças (nenhuma delas radical) que em seu conjunto ajudam a transmitir um ambiente mais atualizado e moderno. Destaca-se o novo volante com controles sensíveis ao tato, o novo módulo para a climatização e as renovadas saídas de ar.
Também foram realizadas modificações nas configurações. Há novas superfícies imitando o couro, com costuras decorativas em relevo e são oferecidas mais opções na hora de escolher materiais para as inserções. Há desde madeira real até apliques metálicos. Para os condutores apreciadores da música há um equipamento de som Harman Kardon especificamente configurado para este modelo e que, combinado com o sistema de iluminação ambiental, permitirá curtir as viagens a bordo do Arteon.
A tecnologia é outro dos pontos chave do Arteon. É um carro conectado. Há desde um quadro de instrumentos digital Volkswagen Digital Cockpit Pro até uma tela táctil de 9.2 polegadas para manejar o sistema de infotainment Discover Pro, que permite acessar todo tipo de serviços digitais online. Além disso, há um carregador sem fios para telefones móveis compatíveis. E como não poderia ser de outra maneira, o sistema multimídia permite utilizar Apple CarPlay o Android Auto.
Através de um cartão eSIM estaremos conectados a todo momento e isso permite ao novo Arteon oferecer os serviços We Connnect e We Connect Plus. A lista de sistemas de assistência à condução é realmente completa. Poderemos usar, entre outras, as seguintes funções: assistente de viagem capaz de funcionar até os 210 km/h; controle de cruzeiro adaptativo; assistente de manutenção de faixa; assistente de estacionamento com controle de distância; sistema de controle de luzes Light Assist; assistência lateral; sistema proativo de proteção de passageiros e assistente de mudança de faixa; assistência de emergência; sistema PreCrash.
Em relação à parte mecânica, a linha de motores do Arteon foi revisada e melhorada. A Volkswagen oferecerá uma seleção de motores a gasolina, diesel e uma versão híbrida plug-in que veremos mais adiante. O motor diesel conta com um sistema de redução catalítica SCR com dosagem dupla de AdBlue para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio até 80%.
A faixa de potências abrangerá desde os 150 cv até os 320 cv. Dependendo do motor escolhido haverá uma configuração de tração dianteira ou de tração 4Motion.
Cabe destacar que, da lista anterior de motores, a opção de 320 cv, a mais potente, chega agora associada exclusivamente a uma das novidades que esta atualização do Arteon traz consigo. Trata-se do novo Volkswagen Arteon R. Assim, este sedan se incorpora à família de modelos R da Volkswagen. É rapidamente reconhecível, já que mostra uma configuração específica e, sobretudo, permite alcançar um rendimento superior.
Estamos, sem dúvida, diante de uma das chaves da atualização sofrida pela linha Arteon. A versão eHybrid permitirá aos compradores optarem por uma opção de mobilidade elétrica. O sistema híbrido gira em torno de um motor a gasolina 1.4 litros TSI que atua em combinação com um pequeno motor elétrico de 85 kW (115 cv). A potência total alcança os 218 cv. Tudo isso é controlado através de uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e seis velocidades. A bateria de íons de lítio tem uma capacidade de 13 kWh e permite ao Volkswagen Arteon eHybrid homologar uma autonomia de 54 quilômetros em modo elétrico.
Por último, não poderíamos deixar passar por alto outra das primícias que aterrissam na linha Arteon. Trata-se de uma nova versão de carroceria. O novo Volkswagen Arteon Shooting Brake. Seu próprio nome já indica diante de que tipo de veículo estamos. É rapidamente reconhecível, já que compartilha design com o novo Arteon de carroceria sedan.
Se posicionará como uma alternativa mais prática e familiar. Além disso, dispõe do mesmo equipamento tecnológico do Arteon. Uma relação que se traslada à parte mecânica. O novo Arteon Shooting Brake, além de motores diesel e gasolina, poderá ser configurado na versão eHybrid e também se poderá optar pela versão R para aqueles condutores que buscam um extra de exclusividade e rendimento.