2019 - VOLKSWAGEN ATLAS CROSS SPORT R CONCEPT

O Volkswagen Atlas Cross Sport R é sem dúvida alguma a novidade mais selvagem da marca alemã no Salão de Los Angeles 2019. Trata-se de bólido de competição projetado para participar de uma das provas todo-terreno mais duras do planeta, a SCORE Baja 1000 que será celebrada no México no próximo final de semana. Um monstro que é propulsionado por um motor de quatro cilindros em linha.
O Atlas Cross Sport R que acaba de estrear em Los Angeles não utiliza um motor V8 como é habitual nesta classe de veículos. E a razão principal é que foi projetado para participar na categoria Class 7 da Baja 1000. Isso implica em várias coisas, entre elas não utilizar motores sobrealimentados com mais de 3.5 litros, que ademais devem ser do mesmo fabricante da carroceria e esta deve estar baseada em um veículo de produção em série.
Por isso o Volkswagen Atlas Cross Sport R toma os traços estéticos principais do Volkswagen Atlas, o SUV de grandes dimensões que a marca fabrica e comercializa nos Estados Unidos. Mas embora seja um motor de quatro cilindros em linha, não é um bloco qualquer. Na verdade, é o mesmo propulsor que a Volkswagen Motorsport desenvolveu inicialmente para competir no WRC e que, em função da configuração, é capaz de produzir até 600 cv de potência.
Para garantir a confiabilidade necessária para correr nas extremas condições que acontece a Baja 1000, decidiu-se diminuir essa cifra para 480 cv. Ainda se encontra em fase de testes, de modo que poderá sofrer mudanças que não conheceremos até que apresentem a versão definitiva em algum momento de 2020. Em relação aos pilotos que estarão no comando do Volkswagen Atlas Cross Sport R, por enquanto está confirmado Tanner Foust, o polivalente piloto de corridas e ex-apresentador da versão americana do Top Gear.