2024 - VOLKSWAGEN ID.3

Embora esteja no mercado só desde 2020, o Volkswagen ID.3 2024 é considerado uma nova geração pela própria marca alemã, em vez de um facelift de meio ciclo comercial. De qualquer forma, vejamos quais são as melhorias que traz o compacto elétrico.
Claro que houveram alterações na parte estética, com uma frente que confere um aspecto mais dinâmico ao carro, graças às maiores entradas de ar. Além disso, foi feito um trabalho para reduzir a resistência ao ar com diversas soluções e novos componentes para conseguir um Cx de 0.2635.
Na parte traseira, destacam-se as novas lanternas completamente em vermelho e com uma disposição dividida em dois. No futuro, a parte dos grupos o´pticos traseiros que se encontra na tampa traseira também estará iluminada.
No entanto, as melhorias mais importantes foram no interior, que agora oferece maior qualidade percebida, graças a novos materiais que, aliás, não são de origem animal. Por exemplo, microfibra Artvelours Eco ou superfícies acolchoadas no posto de condução. A tela central mede agora 12 polegadas. Tanto as dimensões exteriores como o porta-malas de 385 litros permanecem sem alterações em relação ao ID.3 anterior.
O motor elétrico síncrono continua desenvolvendo 204 cv (150 kW) e segue situado na parte traseira para permitir um pequeno raio de giro de 10.3 metros. O compacto elétrico, de tração traseira, acelera de 0 a 100 em 7.3 segundos (7.9 com a bateria maior) e chega a 160 km/h de velocidade máxima (autolimitada).
O modo B da transmissão automática incrementa a retenção na frenagem e permite recuperar mais energia ao desacelerar. Por sua parte, o cliente poderá escolher entre duas baterias de 58 e 77 kWh, que oferecem um máximo de 546 km de autonomia média. No caso do ID.3 com 58 kWh, o alcance mais destacado se reduz a 426 km. A garantia da bateria é de oito anos ou 160.000 km, com uma degradação máxima de 70%.
A potência de carga chega até os 170 kW, de tal forma que o ID.3 Pro S pode passar de 5 a 80% em somente 30 minutos. No caso do ID.3 Pro, com 120 kW, o tempo nesse intervalo se alonga cinco minutos.
Em termos de conectividade, o Volkswagen ID.3 2024 chega com a mais recente geração de software da casa, que permite receber atualizações OTA (over the air). O planejador inteligente de rotas e a função Plug & Charge vêm de série, enquanto que a carga bidirecional faz parte dos opcionais.
Dentro das ajudas à condução, o sistema semi-autônomo Travel Assist utiliza dados do trânsito real, o que representa um avanço nas viagens sem condutor. Outras funções novas são o Head-up Display de realidade aumentada, o alerta de perigos, a informação sobre os espaços de estacionamento na rua e indicações sobre a faixa correta da rodovia se a navegação estiver ativa.
Na parte comercial, o Volkswagen ID.3 2024 estará disponível com nada menos que 40 cores e, por enquanto, não sabemos nem a data de chegada nem os preços. Entendemos que estará disponível nos próximos meses com preços parecidos aos atuais, que na Europa começam em 40.000 euros, dependendo do mercado.