1950 - VOLKSWAGEN KOMBI 'SOFIE'

Há 70 anos, um furgão de primeira geração pintado de ‘azul dove’ - Volkswagen T1 - com o número de chassi 20-1880 saiu da linha de produção da planta de Wolfsburg.
Foi entregue em Hildesheim (Alemanha) para iniciar uma vida útil transportando mercadorias. No final de sua vida útil, esta VW Kombi desapareceu durante quase 20 anos passando por diferentes mãos sempre em coleções privadas. Foi somente no início da década de 90 que um ardente fan devolveu a Kombi à circulação. Após uma completa restauração, o veículo se encontra agora exposto na coleção de veículos clássicos da VW Veículos Comerciais, onde permanece desde 2014.
O modelo recentemente cumpriu 70 anos e com o nome de Sofie tem uma intensa história. No dia 8 de março de 1950, a planta da Volkswagen começou a produção completa do Type 2, o ‘VW Transporter’ (o Type 1 era o VW Beetle). Este Type 2 (também conhecido como Kombi) teve um papel fundamental no Milagre Econômico e rapidamente se converteu no favorito das opções de veículos comerciais.
A primeira unidade saiu da linha de produção no dia 5 de agosto de 1950. Durante 23 anos rodou pelas estradas de Hildesheim antes de aposentar-se (antecipadamente) quando a empresa vendeu o veículo a um particular.
De 1973 a 1992, a Kombi passou seu tempo nas coleções de vários entusiastas de modelos VW. O último proprietário tentou vender o veículo através de uma revista dirigida pelo clube de fãs ‘Brezelfenstervereinigung e.V.’.
Depois de publicar vários anúncios (como era habitual na época, sem foto e com somente três linhas de texto) e após várias tentativas sem sucesso, surgiu Dane Tonny L. que ligou para o vendedor, e depois de inteirar-se por telefone de que o veículo tinha o número de chassi mais baixo conhecido na época, o comprou sem pensar.
Em 1992, com orgulhosos 42 anos e com menos de 100.000 quilômetros, o veículo foi levado de guincho para a Dinamarca. Por estar fora de circulação durante 19 anos, foram substituídas as peças essenciais para que a Kombi pudesse ser conduzida novamente. Depois de conduzi-la brevemente, Tonny, seu novo proprietário, entendeu que ficaria com o veículo durante muito tempo.
No início do ano de 2000, começou um custoso, lento e completo programa de restauração, que finalizou na primavera de 2003 com um teste de condução em Bad Camberg. Depois de 20.000 quilômetros adicionais pela Europa, a unidade de Tonny ganhou o prêmio ‘Most Beautiful Kombi’.
Depois de anos na estrada, seu proprietário Tonny decidiu passar mais tempo em casa e menos ao volante, embora acreditasse que sua Kombi deveria continuar sendo accessível a todo o mundo.
Após Sofie ter recebido inúmeras ofertas tentadoras, depois de um tempo Tonny foi contatado pelo pessoal da VW Veículos Comerciais Oldtimer que acabou incorporando a Sofie em sua coleção.
No seu 70º aniversário, a Sofie teve a festa que merecia, rodeada de amigos e admiradores.