2021 - VOLKSWAGEN TIGUAN

Há algumas semanas a Volkswagen agradou a todos os seguidores de sua família SUV com o anúncio de um lançamento importante para este mesmo ano. Tratava-se de uma atualização do bem-sucedido Tiguan, importante tanto na parte técnica como visual. Além disso, o comunicado vinha acompanhado da confirmação de uma inédita versão ecológica. Agora, já conhecemos todos os seus detalhes.
A primeira coisa que chama a atenção neste Volkswagen Tiguan 2021 é a presença de faróis completamente novos que dão ao modelo alemão um aspecto mais moderno, com um estilo muito similar aos do Golf. O para-choque dianteiro também é diferente, com entradas de ar bastante grandes e luzes antineblina que mudaram de posição, o que proporciona à parte frontal um aspecto mais limpo. Além disso, continua estando presente o acabamento R-Line, de modo que o SUV pode adquirir uma presença ainda mais chamativa, como se pode apreciar nas imagens.
As lanternas traseiras também apresentam um novo aspecto, já que a marca quis dotá-las de uma tecnologia LED de última geração, enquanto que o para-choque também adota formas inovadoras. Outro detalhe destacado encontramos na tampa traseira, com o lettering ‘Tiguan’ presente no centro, debaixo do emblema da Volkswagen, como acontece em outros modelos como os Arteon, Touareg e Golf.
No interior surgem mudanças de destaque, uma vez que o Tiguan agora conta com um sistema de infotainment MIB III completamente novo que dispõe de reconhecimento de instruções por voz e de conexão sem fios para Apple CarPlay e Android Auto. No console central desapareceu a maioria dos botões físicos em favor de superfícies tácteis que controlam a tela e o climatizador, uma tecnologia que também está presente nos comandos do volante. E não podemos esquecer do quadro de instrumentos digital de até 10.25 polegadas (o de série é de 8.0), o equipamento de som Harman Kardon com dez alto-falantes, os bancos dianteiros aquecidos, o sistema de luz ambiental com 15 cores diferentes e o cartão eSIM, que permite dispor de serviços online gratuitos.
Na parte mecânica o SUV alemão segue contando com opções diesel e gasolina turbo alimentadas que vão dos 150 até os 240 cv, mas acrescenta uma inédita versão híbrida plug-in. Chama-se Tiguan eHybrid e combina um motor a combustão TSI com uma unidade elétrica para assim oferecer 245 cv de potência, enquanto que a autonomia em modo elétrico é por volta de 50 quilômetros. A bateria ocupa parte do porta-malas e permite ao modelo alemão alcançar os 130 km/h sem utilizar gasolina.
A versão de maior desempenho também é inovadora, já que pela primeira vez o Tiguan acrescenta a letra ‘R’ à sua linha. O conhecido motor de 2.0 litros é o encarregado de dar vida a esta versão de alto rendimento, ou seja, o mesmo que estreou há alguns dias no Arteon R. Está acompanhado pelo sistema 4Motion com distribuição variável do torque e uma transmissão de dupla embreagem DSG de sete velocidades, encarregada de digerir e enviar os 320 cv de potência ao asfalto. Além disso, conta com uma suspensão rebaixada em 10 mm, amortecedores adaptativos, freios mais potentes e rodas de 21 polegadas. De forma opcional pode equipar um sistema de escape esportivo assinado pelo especialista esloveno Akrapovic.
“Durante duas gerações, o Tiguan se tornou um dos veículos utilitários esportivos mais bem-sucedido do mundo. Durante este período se converteu em um dos pilares da marca e do grupo. A Volkswagen está se preparando agora para lançar o próximo capítulo da história de sucesso do Tiguan”, comentou a empresa. Junto a estas palavras a marca alemã detalhou que as características mais importantes desta atualização, cujas primeiras unidades chegarão ao mercado em outubro, são as seguintes: frente e traseira revisados com uma aparência mais musculosa; sistema de infotainment MIB III, utilizado pela primeira vez no Tiguan; novos sistemas de assistência à condução, como o Travel Assist; inédita versão híbrida plug-in para a Europa.