1933 - VOLVO VENUS BILO CONCEPT

Tudo começou com ele. O Venus Bilo foi o primeiro carro-conceito apresentado pela Volvo em 1933, seis anos após a fundação da marca. Um protótipo ousado em suas formas (pelo menos de acordo com os cânones estilísticos da época) que, embora não tenha sido particularmente bem-sucedido, serviu de base para o design de modelos futuros.
Uma espécie de musa para a marca, que usou as linhas deste carro-conceito para moldar sua linha de produtos nos anos seguintes.
História e patrimônio
Lançado em 1933 e desenvolvido pelo designer Gustaf Ericsson, o carro não foi fabricado pela Volvo. Na verdade, ele foi lançado na fábrica da Nordbergs Vagnafabrik em Estocolmo, e o envolvimento da Volvo só foi reconhecido bem depois de sua revelação.
O objetivo da empresa com esse exercício de design era testar o gosto do público e ver se um modelo de produção baseado nessas linhas seria bem-sucedido em um futuro próximo.
Com um design inspirado no mundo da aeronáutica, o Venus Bilo (cujo nome era uma combinação da estátua ‘Vênus de Milo’ e da palavra ‘Bil’, que significa carro em sueco) teve diversas soluções interessantes. Entre elas estavam painéis removíveis da carroceria, projetados para tornar os reparos mais rápidos e baratos em caso de acidente.
Outro detalhe marcante é que seu design inovador dispensou os típicos estribos laterais e integrou os para-lamas e faróis à carroceria. No interior, os assentos dobráveis ??do Venus Bilo podem ser convertidos em camas. Além disso, ele podia transportar um conjunto de nove malas (projetadas especificamente para o carro), distribuídas entre o porta-malas e um compartimento especial no para-lama dianteiro direito (o estepe ficava no lado esquerdo).
O que aconteceu com ele?
Alguns anos após o lançamento do Venus Bilo, a Volvo lançou o PV 36 Carioca, um dos seus primeiros modelos de produção. Quanto ao conceito, não sabemos como sua história continuou. Comenta-se que ele foi vendido a um comprador privado na Dinamarca na década de 1950, mas qualquer informação oficial sobre ele foi perdida desde então.
Alguns rumores sugerem que o proprietário pode ter vendido o veículo para outra pessoa que transformou a Venus Bilo em uma espécie de pick-up primitiva, embora todos os vestígios dela tenham desaparecido permanentemente depois de 1956.