2021 - XPENG P7 WING LIMITED EDITION

Por estes dias está acontecendo o Salão de Guangzhou 2020, um dos poucos eventos automobilísticos que puderam ser celebrados este ano. Neste salão acaba de ser revelada a nova atualização do Jeep Compass, que recebe um notável facelift estético para o modelo 2022, mas também está presente uma estranha e chamativa versão do Xpeng P7, que se caracteriza pelas portas de abertura vertical ao mais puro estilo Lamborghini.
Ao contrário do que possa parecer, essa estranha versão não se trata de uma modificação aftermarket realizada por um preparador especializado, mas uma nova versão apresentada pelo próprio fabricante em Guangzhou e que estará disponível no catálogo regular do modelo. Embora não tenhamos os dados relativos à sua produção, em princípio foi apresentada como uma edição limitada.
O novo Xpeng P7 Wing Limited Edition realmente não se distingue do Xpeng P7 que já conhecíamos, pois com as portas fechadas é indistinguível de qualquer outra versão do sedan elétrico chinês. Além disso, está disponível em várias versões mecânicas.
A única novidade são as portas de abertura vertical, embora este sistema só esteja disponível para as duas portas dianteiras, de modo que as traseiras continuam sendo de abertura convencional. Um detalhe muito interessante é que as portas verticais contam com um radar que é capaz de ‘identificar obstáculos e controlar o movimento durante o processo de abertura’ para evitar golpes e acidentes. Uma novidade para um sistema de abertura deste tipo.
O Xpeng P7 Wing Limited Edition conta com as mesmas opções mecânicas das versões Super Long Range e Performance do Xpeng P7 convencional. Se a primeira monta um único motor de 267 cv (263 hp) no eixo traseiro, a segunda acrescenta um segundo motor de 163 cv (161 hp) no eixo dianteiro, de modo que dispõe de tração total. Ambas as versões contam com um pack de baterias de 80.9 kWh que lhes permite homologar 706 km e 562 km de autonomia, segundo o otimista ciclo NEDC que é usado na China. Elas partem de 366.900 yuans nesse mercado, cerca de 300.000 reais ao câmbio atual.