No “British Motor Show” de 2008 foi apresentado o Aspid, um esportivo espanhol, desenvolvido em Reus, Tarragona, pela IFR Automotive, empresa que tem como seu fundador o engenheiro Ignacio Fernández Rodriguez.
Ignacio Fernández com a experiência acumulada depois de sua passagem pela Mitsubishi e pela britânica Prodrive, decidiu criar um carro esportivo no estilo clássico que não só cumprisse com os padrões da FIA, como pudesse ainda ser homologado para o uso na cidade, envolvendo o condutor em um ambiente de luxo, muito pouco habitual neste segmento.
A IFR Automotive possui cinco patentes que aplica neste carro, entre elas o braço da suspensão e o disco de freio duplo.
Um carro para a estrada e para o circuito
Um reduzido peso de 700 Kg, graças a um chassi de alumínio e carroceria integralmente em fibra de carbono, a posição dos amortecedores e a redução da massa suspensa, são alguns pontos chave do carro.
O IFR Aspid tem a homologação da FIA para correr em circuito com uma gaiola de segurança. Portanto, depois de uma tarde correndo em um circuito é possível voltar para casa circulando tranquilamente pela cidade.
Além disso, o carro permite retirar suas portas e parte de seu teto, ficando com o aspecto de um Targa, o que permite experimentar melhor a sensação de velocidade.
Tecnologia e personalização
Apesar de seu aspecto de um carro simples, o IFR Aspid tem na eletrônica um de seus pontos fortes. Além das funcionalidades como o GPS integrado, Bluetooth, Wifi, etc, foi tudo simplificado ao máximo, integrando o número de processadores em vez de delegar a responsabilidade em cada dispositivo (volante, tela, navegação, etc). O sistema permite a redução de um terço do cabeamento habitual de um carro. Esta é outra das chaves da redução de peso.
Tudo é controlado eletronicamente, com os únicos comandos existentes sendo localizados no volante e no console central, que conta com uma tela sensível ao toque. Este aspecto permite muitas possibilidades de configuração, uma vez que permite variar alguns aspectos, por exemplo, como as rotações que acendem os LEDs que indicam a mudança de marcha, e também a cor deles (Vermelho, Verde, Azul e Branco).
Por tratar-se de uma produção limitada e ser considerado um carro de luxo, a IFR Automotive oferece a possibilidade de personalizar o Aspid desde as cores da carroceria até o software do carro.
Outras características e preço
O IFR Aspid tem um pequeno porta-malas na parte traseira, e outros dois compartimentos pequenos nas laterais.
É oferecido em duas versões, ambas com motor de 2.0 litros, um aspirado de 270 cv e outro turbo de 400 cv. A versão mais potente pode fazer o sprint de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos.
Seu preço parte dos 95.000 euros, por isso será reservado somente para poucos. A IFR Aspid participa no mercado deste tipo de esportivos, indicando como elementos diferenciadores, a tecnologia, o luxo e o prazer de dirigir.