Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Fabricantes
  2. CLYNO

Fabricantes

Fabricantes

    1. A
    2. B
    3. C
    4. D
    5. E
    6. F
    7. G
    8. H
    9. I
    10. J
    11. K
    12. L
    13. M
    14. N
    15. O
    16. P
    17. Q
    18. R
    19. S
    20. T
    21. U
    22. V
    23. W
    24. X
    25. Y
    26. Z

    CLYNO

    Voltar
    CLYNO

    A Clyno era o terceiro maior fabricante de automóveis do Reino Unido depois da Austin e da Morris. A marca se orgulhava de oferecer carros de muita qualidade ao mesmo preço dos carros de qualidade média da concorrência.

    Tudo começou quando Ailwyn Smith, de Thrapston, Northamptonshire, e outro sócio, projetaram e fabricaram uma polia com um quociente variável de impulsão para máquinas. Chamaram-na de ‘polia inclinada’, que logo se abreviou a ‘clined’ e finalmente ficou conhecida como ‘Clyno’. 

    Em 1909 começaram a fabricar motocicletas e em 1910 se mudaram para as instalações da rua Pelham, em Wolverhampton. Essas instalações haviam sido utilizadas pelos irmãos Stevens para a fabricação de motores. As vendas eram boas e a empresa prosperou. Durante a 1ª Guerra Mundial produziram uma grande quantidade de combinações de motocicletas para os exércitos britânico e russo. Consistiam em unidades móveis para metralhadoras. Em 1916, Ailwyn deixou a empresa depois de um desacordo com seu sócio. Um futuro brilhante para Clyno parecia chegar, mas em 1920 o mercado de motocicletas para a guerra entrou em colapso.

    Nesse período a empresa produziu uma motocicleta altamente popular que alcançava uma velocidade superior a 80 km/h, mas o êxito alcançado foi inútil, pois as vendas não melhoraram. Os suportes financeiros da empresa foram retirados e a Clyno entrou em liquidação. O sócio principal da Clyno estava interessado em produzir carros e com isso em mente, em 1922 foi criada a Clyno Engineering Company Ltd, com um capital de 100.000 libras. Guillermo Smith era o Presidente. Inicialmente eram produzidos carros e motocicletas. James Cocker que havia feito seu nome nas corridas de motocicletas tornou-se o encarregado de vendas.

    Logo apareceu o primeiro carro projetado por George Stanley e A. G. Booth. Dispunha de um motor Climax de 14 cv, 4 cilindros e 1.368 cc, transmissão Clyno de 3 velocidades, iluminação elétrica e era vendido por 250 libras. Foi projetado para concorrer diretamente com a Morris e os preços da Clyno sempre se mantiveram um pouco abaixo da concorrência. Os pedidos foram muito mais elevados que o esperado e em 1923 toda a produção de motocicletas cessou e o preço do carro foi reduzido, já que seu preço de 238 libras era muito alto.

    A Clyno continuou aumentando a produção e ampliando a linha de modelos. No verão de 1923 foi introduzido o 2 lugares e em abril de 1924 surgiu um novo modelo de 11,9 cv com preços que oscilavam entre 275 e 350 libras. Em junho surgiu o novo modelo ‘Clyno Sport’, mas somente foram fabricadas 25 unidades pois tinham dificuldades para atender a grande demanda de seus outros modelos. Também em 1924 foram introduzidos o ‘Saloon’ e o ‘Tourer’ de 2 e 4 lugares. Eram oferecidos freios nas quatro rodas e os pneus em forma de globo. Os preços se reduziram novamente e as vendas se elevaram.

    Em outubro de 1925, a empresa lançou o Clyno de 13 cv que também demonstrou ser muito popular por suas altas vendas. Foi fabricado com 2 carrocerias diferentes, para-brisas de 3 vidros e um limpador de para-brisas mecânico Smith. Esse carro tinha tapeçaria de couro e era vendido por 260 libras. Nas fábricas se utilizava um sistema de ‘fluxo’ da produção e no meio dos anos 20 a empresa empregava cerca de 1.000 pessoas. As oficinas funcionavam dia e noite para atender a grande demanda, de tal maneira que em 1926 chegaram a produzir 350 unidades por semana. O total anual era de 12.000 unidades, número muito bom se levarmos em conta que se tratava de um ano com greve geral.

    A fábrica da rua Pelham foi ampliada e o novo modelo ‘Colonial’ vendia bem em todo o mundo. Seus mercados principais eram Cingapura, Austrália, Aden, América e Europa. Ao encontrar-se descapitalizada, a empresa teve que encontrar alternativas para ampliar a produção e atender a demanda. Não havia espaço disponível na rua Pelham.

    Em janeiro de 1927 se abriu uma nova fábrica em Bushbury, mas logo se tornou pequena e teve que ser ampliada e modificada em fevereiro de 1928. Inicialmente eram fabricados 70 modelos ‘Saloon’ por semana e em maio se introduziu o ‘Saloon Olimpic’ de luxo. Era oferecido com rodas de raios e era vendido por 295 libras.

    A situação financeira da empresa piorou, a operação da nova fábrica havia sido financiada com empréstimos e toda a linha de produtos necessitava ser atualizada. No verão de 1927 a Clyno desenvolveu um carro leve, o modelo 9. O carro tinha um motor de 4 cilindros e 9 cv, transmissão de três velocidades e carburador atmosférico Cox.

    A Clyno assinou um contrato com A.J.S. (fabricante de motocicletas) para fabricar as estruturas da carroceria a um custo mais baixo. As carrocerias consistiam de um corpo de madeira coberto por painéis de tecido e foram fabricadas em lotes de 50 unidades. O carro foi projetado por Arthur G. Booth e era vendido por 160 libras. As carrocerias eram revestidas de tecido para reduzir o custo, mas mostravam ser impopulares. A Clyno sempre tentava garantir que seus produtos pudessem ser vendidos a um preço mais barato que a concorrência. Isso funcionou bem até que a empresa entrou em concorrência direta com a Austin e a Morris em uma guerra de corte de custos.

    A Morris acabava de lançar o Morris Minor e a Austin havia lançado o Austin Seven. A resposta da Clyno aos concorrentes era um tourer básico de quatro lugares chamado ‘Siglo’, que era realmente um modelo 9 com chassi coberto de tecido barato que era vendido por 115 libras. O carro não era popular entre os distribuidores e somente foram fabricadas cerca de 300 unidades. A verdade é que foi um desastre e foi descrito como barato e mal feito, e popularmente conhecido como ‘o cemitério’. O preço baixou ao máximo e a margem do distribuidor quase desapareceu e os irmãos Rootes, distribuidores da Clyno no Reino Unido, deixaram de vender seus produtos.

    Rootes era um distribuidor muito bom e havia ajudado enormemente a incrementar as ventas da Clyno. Quando a Clyno foi abandonada por Rootes, teve que confiar em distribuidores locais menores. As vendas baixaram, e a empresa nunca voltou a ter o mesmo impacto no mercado. Com margens de lucro muito baixas, a empresa logo entrou em uma profunda crise financeira.

    A carroceria de tecido foi utilizada para baixar custos mas era muito impopular entre os clientes e baixaram as vendas. A empresa havia se tornado vítima de seu próprio sucesso, havia levado a política de baixar os custos longe demais. Isso destruiu a reputação da Clyno. A empresa havia investido recentemente muito dinheiro em uma fábrica nova em Bushbury e a queda das vendas produziu rapidamente problemas de fluxo de caixa. A Clyno havia sofrido escassez de recursos e havia solicitado empréstimos importantes para financiar a nova fábrica e para atualizar seu maquinário.

    Em 11 de fevereiro de 1929 foram nomeados novos administradores e a empresa entrou em liquidação. Durante o transcurso de sua vida, a Clyno havia vendido 15.000 motocicletas e 40.000 automóveis. Calcula-se que hoje em dia sobrevivam somente cerca de 100 carros da Clyno.

    Compartilhe:

    • Facebook
    • Twitter
    • WhatsApp
    • E-mail

    Carros da fabricante

    1927

    CLYNO 10/8 TOURER

    1926

    CLYNO COUPE

    Ver todos carros
    Ir para a página inicial
    • Notícias
    • Fabricantes
    • Carros
    • Contato
    • Sobre
    • Termos de uso

    Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

    “PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

    © PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

    Compartilhe por e-mail

    1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

    Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter