2021 - ASTON MARTIN V12 SPEEDSTER

A marca britânica revelou em Gaydon o novo e espetacular Aston Martin V12 Speedster, uma radical barchetta de edição limitada da qual serão fabricadas somente 88 unidades. Este modelo deveria ter sido apresentado em Genebra, mas uma vez cancelado o salão suíço, a marca teve que organizar um evento em suas instalações no Reino Unido.

O novo Aston Martin V12 Speedster é tão radical e espetacular como todos esperavam. Trata-se de um modelo aberto sem teto nem para-brisas convencional, cujo habitáculo se limita a dois pequenos cockpits, atrás dos quais surgem arcos de segurança ao estilo dos modelos de competição da década de 50, como o mítico Aston Martin DBR1 vencedor em Le Mans. Mas a empresa declarou que para este protótipo tomou certa inspiração nos caças de combate como o McDonnell Douglas F/A-18 Hornet, cujo perfil aparece em vários pontos do veículo.

O Aston Martin V12 Speedster conta com o mesmo espírito dos clássicos modelos de competição, embora disponha de uma estética e uma abordagem técnica modernas, com claras influências de vários modelos atuais do fabricante britânico. De fato, sua construção está baseada nos dois GTs comercializados pela marca atualmente, os Aston Martin DB11 e Vantage. Ele chega como a resposta da marca britânica a outras edições limitadas similares, como é o caso dos Ferrari Monza SP e McLaren Elva.

Sua relação com o novo Aston Martin Vantage é mais que evidente, pois dispõe de um perfil muito similar e muitos de seus traços, como a enorme grade dianteira e os inconfundíveis faróis do Vantage. No caso da traseira conta inclusive com a mesma forma arqueada em sua parte central. A nível técnico, o novo V12 Speedster está assentado sobre uma plataforma criada com elementos do Vantage em combinação com parte do chassi do Aston Martin DBS Superleggera, já que dispõe do mesmo motor V12 da linha DB11.

No eixo dianteiro surgem duplos braços oscilantes e no traseiro um esquema multibraço, enquanto que os amortecedores são adaptativos e contam com distintos modos de funcionamento. O esquema de chassi se completa com enormes discos de freio carbocerâmicos de 410 e 360 mm nos eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. As rodas são de liga leve de 21 polegadas.

O V12 Speedster conta com o motor V12 de duplo turbo e 5.2 litros da Aston Martin que entrega 700 cv e 753 Nm de torque máximo (25 cv a menos que no Superleggera). Graças ao seu rendimento mecânico, a marca anunciou que esta barchetta é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos com uma velocidade máxima de 300 km/h.

No interior surge um ambiente muito esportivo e tecnológico, com muita fibra de carbono exposta e elementos de estilo retro, como os cintos vermelhos e o couro de sela de montar. As silhuetas do F/A-18 podem ser encontradas nas distintas áreas do habitáculo, já que o aspecto deste primeiro protótipo se inspira no lendário caça de combate. Ele conta com a carroceria de carbono acabada na atraente cor cinza Skyfall Silver em contraste com elementos pretos e os distintos toques de vermelho no interior. Esta combinação também estará disponível para todos os clientes do modelo.

Só serão fabricados 88 exemplares desta edição limitada, a um preço de 765.000 libras a unidade, o que significa cerca de 4.6 milhões de reais ao câmbio atual. A empresa britânica destaca que o modelo foi desenvolvido em um tempo recorde de somente 12 meses, mas as primeiras entregas não acontecerão até o início de 2021.