2021 - CUPRA EL-BORN

A CUPRA revelou os primeiros detalhes daquele que será o seu primeiro carro elétrico. Trata-se da versão definitiva do CUPRA el-Born, o primeiro modelo desta jovem marca espanhola que utilizará a plataforma MEB para veículos elétricos do Grupo Volkswagen.

Estamos falando de um modelo que originalmente conhecemos como protótipo e com o emblema da SEAT, mas que agora nascerá sob o guarda-chuva desta nova marca orientada para o alto desempenho.

O novo CUPRA el-Born estará equipado com um motor elétrico montado sobre o eixo traseiro, do qual ainda não se conhecem os detalhes, mas que segundo a empresa, permitirá a este carro elétrico acelerar de 0 a 50 km/h em 2.9 segundos.

A bateria de íons de lítio terá 82 kWh de capacidade e de acordo com os dados revelados pelo fabricante, oferecerá uma autonomia homologada próxima aos 500 quilômetros.

No que diz respeito ao seu aspecto, este carro elétrico da CUPRA mostra-se ligeiramente diferente do modelo oportunamente apresentado pela SEAT. A versão final recebeu pequenas mudanças para adaptar o formato original à identidade de marca que a CUPRA imprime a todos os seus modelos.

A frente conta com certos traços que lhe dão um aspecto ‘mais bravo’, com um para-choque de desenho mais agressivo que inclui os típicos detalhes na cor cobre que caracterizam os modelos da marca, um detalhe que se faz extensivo às rodas de liga leve e outros elementos do exterior.

Por enquanto a CUPRA não revelou detalhes técnicos, assim como tampouco deu pistas sobre qual será o seu equipamento, embora imaginemos que estará equipado com as mais recentes tecnologias que o Grupo Volkswagen tem para oferecer em termos de conectividade e ajudas à condução, instrumentação digital configurável e um sistema multimídia com tela de tipo flutuante.

O novo CUPRA el-Born será fabricado na planta que o grupo alemão possui em Zwickau, na Alemanha, e chegará ao mercado em algum momento do próximo ano de 2021, embora por enquanto a marca espanhola não tenha sido muito específica em relação às possíveis datas de lançamento e de quais serão seus preços.



CUPRA EL-BORN