2021 - CUPRA FORMENTOR

A apresentação do Cupra Formentor de produção estava programada para o Salão de Genebra 2020, mas após o cancelamento do evento, a marca espanhola decidiu revelá-lo por conta própria, mostrando um crossover de estilo coupe que mostra enormes semelhanças com o protótipo que foi revelado no ano passado.

Seu design é praticamente idêntico ao do concept, mostrando somente pequenas mudanças na tela da grade e na entrada de ar dianteira, nas entradas laterais que agora são mais estilizadas, no desenho das rodas de 19 polegadas (com o acabamento cobre característico da marca) e no aerofólio traseiro. A linha de pinturas para sua carroceria é bastante ampla: são quatro cores metalizadas e suaves (Prata Urban, Preto Midnight, Magnetic Tech e Branco Candy), três especiais (Cinza Graphene Grey, Dark Camouflage e Vermelho Desire) e duas pinturas foscas (Azul Petrol Matt e Magnetic Tech Matt).

O crossover esportivo espanhol mede 4.450 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.511 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 2.680 mm. Isto oferece, segundo a marca, um amplo espaço para os passageiros, assim como um porta-malas com uma capacidade de 450 litros.

O habitáculo também é uma cópia do protótipo, mas predomina o tom preto com inúmeros detalhes em cobre, um quadro de instrumentos digital e um console central com uma tela de 12 polegadas, que serve de base para um sistema de infotainment com funções de navegação e conectividade online.

Como já vimos no protótipo, o Formentor estará disponível com um sistema de propulsão híbrido plug-in, mas também receberá uma versão a gasolina convencional. Esta utiliza um motor 2.0 TSI de 310 cv e 400 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão DSG com aletas no volante e tecnologia ‘shift-by-wire’, e com o sistema de tração integral 4Drive.

A versão PHEV compartilha estes dois últimos elementos, mas monta um sistema que combina um bloco a gasolina 1.4 TSI de 150 cv (110 kW), um motor elétrico de 115 cv e uma bateria de íons de lítio de 13 kWh de capacidade para entregar uma potência conjunta de 245 cv, um torque máximo de 400 Nm e rodar até 50 km em modo 100% elétrico.

“O Cupra Formentor é uma etapa em nosso caminho para tornar a CUPRA uma marca irresistível para entusiastas deste tipo de veículo. Graças a um design fascinante e a um grupo motopropulsor híbrido plug-in de grande rendimento, criamos um carro excepcional para pessoas muito especiais”, disse o novo CEO da Cupra, Wayne Griffiths.

Em relação à tecnologia, conta com assistentes que lhe outorgam o nível 2 de condução semiautônoma e entre eles se encontram: controle de velocidade de cruzeiro adaptativo preditivo, o assistente de emergência, o assistente de viagem e o assistente de saída de faixa.

Por enquanto não foi revelado o seu preço, mas foi informado que as primeiras entregas acontecerão durante o último trimestre de 2020.