2020 - CUPRA LEÓN COMPETICIÓN

O dia da apresentação do novo CUPRA León chegou. Um modelo que abre uma nova etapa dentro de uma CUPRA como marca independente e que como já vimos desde os seus primeiros passos, terá um importante enfoque na competição.

De fato, na mesma apresentação celebrada em Barcelona, dois modelos de corridas acompanharam o CUPRA León de rua: O CUPRA e-Racer, que participará no novo E-TCR, e sua versão para o TCR que todos conhecemos e que ainda mantém um motor a combustão, o CUPRA León Competición.

Seu nome não é casualidade, pois segundo a CUPRA, este modelo foi criado não só para competir nos campeonatos TCR, mas também em provas de resistência.

Suas imagens mostram um León mais agressivo graças às suas melhorias aerodinâmicas na carroceria, como seu para-choque dianteiro mais baixo e com entradas de ar maiores, seus selvagens para-lamas e o grande aerofólio traseiro, assim como um grande difusor, permitindo melhorar consideravelmente sua carga aerodinâmica e, portanto, sua agilidade em pista.

Debaixo da carroceria conta com uma geometria de chassi projetada especificamente para este modelo, que não só aporta um extra de rigidez, como também de leveza, além de permitir uma maior personalização em função das preferências de equipes e pilotos.

Sua suspensão traseira é do tipo multibraço independente e permite modificar a partir da altura, o ângulo de inclinação, a convergência e inclusive a largura das bitolas, enquanto que a dianteira é uma McPherson que acrescenta a todos os ajustes presentes na traseira, a possibilidade de ajustar também o ângulo de avanço vertical e o ângulo Ackermann. Este chassi também permite instalar e modificar barras anticapotamento dianteiras e traseiras. Além de tudo isso, o carro conta com componentes mais leves para distribuir melhor o peso entre ambos os eixos.

O coração do CUPRA León Competición será um motor de 2.0 litros turbo alimentado a gasolina, similar ao do modelo de rua, mas que teve o seu rendimento elevado até os 340 cv e 410 Nm de torque. Surge acoplado a uma transmissão sequencial de competição de seis velocidades mais robusta para poder suportar o exigente funcionamento nas corridas. Tudo isso permite que este CUPRA León seja capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos, além de alcançar uma velocidade máxima de 260 km/h.

Para adquirir um CUPRA León Competición que já está disponível, é necessário efetuar a pré-reserva com um prévio registro no site oficial da CUPRA. As primeiras unidades serão entregues a partir de abril de 2020 e serão realizadas na mesma sede oficial da marca recém-aberta em Barcelona, na Espanha.

CUPRA LEÓN COMPETICIÓN