2018 - DATSUN CROSS

A nova família de modelos da Datsun se enriquece com a chegada do novo Cross, um veículo familiar derivado do Go+, que acrescenta varias modificações exteriores, interiores e no equipamento, com um desenho que combina as qualidades de um monovolume com as de um crossover, com espaço suficiente para as famílias.

Apesar de seus 3.99 metros de comprimento, o novo Datsun Cross conta com três filas de bancos que lhe permitem acomodar sete ocupantes, uma qualidade própria desse tipo de veículo na região, assim como ocorre com vários modelos na Índia. Mede 3.995 mm de comprimento, 1.670 mm de largura e 1.560 mm de altura, enquanto que sua distância entre-eixos é de 2.450 mm.

Em relação à sua estética exterior, o Cross acrescenta o clássico tratamento exterior de todo crossover, com molduras plásticas sem pintar, protetores plásticos imitando o alumínio, barras de teto e suspensão mais elevada. Destacam-se ainda suas luzes diurnas em LED, para-choques de desenho mais robusto, um aerofólio sobre a tampa traseira e rodas de liga leve de formato específico.

Dando uma olhada nas imagens do interior se percebe que estamos diante de um veículo simples, com um equipamento um pouco ajustado e plástico rígido para cobrir a maioria das superficies. De toda forma se trata de um carro que provavelmente será o indicado para aqueles clientes que buscam um veículo de baixo custo.

A tela táctil do sistema de infotainment situada no console central toma o protagonismo, com 7.0 polegadas e compatibilidade com Mirror Link, Bluetooth e USB. Além disso, conta com câmera de visão traseira, computador de bordo, acendimento automático das luzes, vidros elétricos dianteiros e traseiros, sensores de estacionamento traseiros, ar condicionado digital, etc.

Em termos de segurança o Datsun Cross estreia controles de tração e estabilidade, pela primeira vez disponível em um veículo da marca, além de airbags frontais, freios ABS, EBD e diferencial de deslizamento limitado.

A oferta de motores contempla unicamente um bloco a gasolina de 1.2 litros que desenvolve 77 cv de potência, em combinação com uma transmissão manual de cinco velocidades ou automática tipo CVT.

Produzido na planta da Nissan/Datsun em Purwakarta, Java, na Indonésia, inicialmente o novo Datsun Cross estará disponível somente na Indonésia por um preço de partida de 163 milhões de rupias, o equivalente a 39.000 reais ao câmbio atual.