2022 - HYUNDAI STARIA

O novo Hyundai Staria foi lançado de maneira oficial. Com este novo modelo, a Hyundai ratifica seu compromisso com o mercado dos monovolumes. Um veículo de nova geração com o qual a marca pretende oferecer uma alternativa de mobilidade polivalente para famílias e empresas. É precisamente essa polivalência a chave principal do novo Staria. Tudo isso temperado com um design exterior para diferenciar-se do resto de seus concorrentes.

A linha Staria será formada por diferentes versões com as quais amplia o leque de clientes potenciais aos quais será dirigido o novo veículo de enfoque familiar da Hyundai. Haverá acabamentos mais básicos nos quais se prima a praticidade, e acabamentos exclusivos onde se dá toda a prioridade ao conforto e o luxo.

Basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir os traços mais distintivos e característicos do design que exibe o novo Staria. A imagem é moderna e ao mesmo tempo elegante, distanciando-se do resto dos monovolumes de grande tamanho que estão disponíveis no mercado. Na parte frontal surgem luzes diurnas horizontais e uma luz de posição que, de maneira combinada, se estende na largura do veículo.

A grade é larga e conta com um padrão distintivo. Além disso, está ladeada por faróis que, como se pode apreciar, estão localizados em uma posição baixa. Dependendo da versão configurada estará presente uma maior ou menor quantidade de cromados. O perfil lateral traz à tona o trabalho realizado no âmbito da aerodinâmica. Os vidros laterais são panorâmicos e contrastam muito bem com a baixa linha de cintura.

Terminando o tour na traseira, surge um grande vidro enquadrado por lanternas traseiras verticais e muito alongados. A carroceria está disponível em oito cores: Abyss Black Pearl, Creamy White, Graphite Gray Metallic, Moonlight Blue Pearl, Shimmering Silver Metallic, Dynamic Yellow, Olivine Gray Metallic e Gaia Brown Pearl.

Quanto ao interior do novo Staria, somos envolvidos por um ambiente familiar e confortável. O primeiro destaque é que o novo Staria está disponível em configurações de 2 a 11 lugares. Além disso, há duas versões, Staria e Staria Premium. Ademais, se pode optar por duas cores na hora de configurar o habitáculo: preto e bege.

Os bancos do condutor e do passageiro da primeira fila foram projetados para oferecer uma sensação de amplitude e comodidade. O posto de condução exibe-se tecnológico. Há um quadro de instrumentos digital, um console central táctil e uma alavanca de câmbios eletrônica através de botões (Shift by Wire) para os modelos com transmissão automática. O centro nevrálgico do interior é a tela táctil de 10.25 polegadas. É fundamental para manejar o sistema de infotainment da Hyundai e desfrutar dos serviços online Bluelink.

Há uma importante quantidade de espaços para o armazenamento de objetos que estão repartidos de maneira estratégica. E em termos de segurança, cabe mencionar a lista de sistemas de assistência à condução. Entre outras tecnologias há o assistente para evitar colisões frontais. Além disso, há outros sistemas muito práticos, como o alerta de ocupante traseiro para evitar deixar esquecido um ocupante nos lugares posteriores. A tudo isso há que somar seis airbags. Todos os bancos contam com cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça.

O Hyundai Staria mede 5.253 mm de comprimento, 1.997 mm de largura, 1990 mm de altura e conta com uma distância entre-eixos de 3.273 mm.

Com relação à parte mecânica, o novo Staria não aposta na eletrificação. Debaixo do seu capô se encontra um motor diesel de 2.2 litros VGT que desenvolve uma potência estimada de 177 cv e 431 Nm de torque máximo. Esse bloco pode ser combinado com uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 8 relações.

O fabricante destaca a otimização realizada para conseguir um baixo nível de ruído, vibrações e asperezas. Também foi trabalhado o funcionamento hidráulico para conseguir um rendimento superior. Por outra parte, a Hyundai assegura que a suspensão multibraço no eixo traseiro permitiu melhorar o conforto em marcha. Em suma, buscou-se primar a eficiência e o conforto na hora de realizar a regulagem.

Quanto à chegada ao mercado, a Hyundai confirmou que o lançamento comercial do novo Staria acontecerá a partir do segundo semestre de 2021 e que estará à venda em determinados mercados. Uma vez que se aproxime a data de lançamento será confirmada a lista de países onde se poderá adquirir este novo modelo e quais serão seus preços.