2022 - MERCEDES-BENZ C CLASS SEDAN

Dois anos e meio foi o prazo que a marca de Stuttgart acumulou no desenvolvimento e ajuste do novo Mercedes-Benz C Class, com centenas de fotos flagrantes que surgiram durante suas diferentes fases, com algumas interessantes entre elas. O Mercedes-Benz C Class 2022 já está pronto para chegar aos concessionários.

Esta quinta geração muda radicalmente a imagem. O C Class compromete-se a seguir a mesma linha dos outros modelos da gama, além de oferecer mais espaço interior graças a uma revisão das medidas, que apresentam as seguintes dimensões: 4.751 mm de comprimento, 2.033 mm de largura, 1.438 mm de altura e contando com uma distância entre os eixos de 2.865 mm e um volume no porta-malas de 455 litros. Um leve aumento que se traduz em um espaço extra de 35 mm para os passageiros dos lugares traseiros, e também no volume do porta-malas.

Um passo a mais na filosofia de design ‘Sensual Purity’, que rejuvenesceu a linha da Mercedes-Benz. O C Class segue a habitual tradição de herdar o estilo do carro-chefe, com uma parte frontal mais afilada e esportiva, os faróis Full LED de série dispostos na horizontal, mais estreitos, com a característica assinatura luminosa na borda superior e a grade do radiador mais proeminente e com um desenho mais angular. Uma grande estrela no centro estará sustentada por uma ou duas lâminas cromadas horizontais.

A Mercedes-Benz também aportou um toque extra de esportividade, com marcadas nervuras no capô do motor, duas linhas que se estendem na longitudinal sobre o painel e atraentes ‘powedomes’ que são um padrão entre as três líneas de equipamento disponíveis. No extremo oposto, a traseira também foi renovada, com um novo desenho das lanternas.

Em relação ao interior o C Class 2022 também traz novidades e mostra uma grande tela de 10.25 polegadas para o quadro de instrumentos, e uma nova tela táctil que ocupa o espaço do console central partindo do túnel de transmissão. De série, é de 9 polegadas e opcionalmente de 11.9 polegadas, ambas viradas 6º para o condutor e com a segunda geração do sistema MBUX. As duas telas contarão com uma seção inferior de botões mais clássicos para o climatizador automático, integrando-se na plataforma se estiver incluído o opcional ‘Thermotronic’.

A marca alemã mantém a capacidade de condução semiautônoma de nível 2 nos assistentes de segurança, embora o modelo ofereça um equipamento de primeira categoria, geralmente opcionais. Entre eles, um avançado assistente de estacionamento autônomo, os faróis ‘Digital Light’, e os recalibrados controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e assistente de frenagem de emergência, que permitirão acionar os airbags mais rapidamente.

A lista de opcionais também conta com um Head-up Display maior com realidade aumentada, bancos dianteiros com aquecimento, climatização e massagem, além da direção ativa das rodas traseiras, que girarão um máximo de 2.5º em sentido contrário às dianteiras a uma velocidade de 80 km/h. Uma função limitada à dinâmica de condução, e que não estará disponível como parte dos assistentes de estacionamento.

O novo Mercedes-Benz C Class será oferecido com uma completa linha de 10 versões mecânicas, compreendendo gasolina, diesel e híbridas plug-in, com tração traseira e total 4MATIC, todas com transmissão automática ‘9G-Tronic’, e também todas com tecnologia eletrificada de 48 volts. Um dispositivo de arranque e gerador que permitirá dispor de um extra de 20 ou 36 cv, segundo versões, graças a uma função ‘overboost’ por um máximo de 30 segundos.

As versões híbridas plug-in correspondem aos ‘C 300 e’ e ‘C 300 de’, cada uma com um combustível, com um novo motor elétrico de 110 kW - 150 cv - e com uma bateria de íons de lítio que proporciona uma capacidade bruta de 26 kWh para uma autonomia máxima de 100 quilômetros. Estas versões chegarão ao mercado no início de 2022.