2020 - PININFARINA BATTISTA

A marca italiana aproveitou a noite anterior ao primeiro dos dois dias de imprensa do Salão de Genebra 2019 para revelar as primeiras imagens do seu novo hiperesportivo elétrico, o novo Pininfarina Battista.

O novo esportivo italiano elétrico será o primeiro modelo de produção da nova marca criada pelo estúdio de design italiano, Automobili Pininfarina. Depois dele chegará uma linha completa de veículos do tipo SUV, todos eles elétricos como o fantástico hiperesportivo recém-apresentado.

O Battista conta com uma abordagem técnica simplesmente espetacular, já que compartilha grande parte de sua plataforma mecânica com o Rimac C_Two, embora haja notáveis diferenças entre o modelo croata e o italiano. Segundo Michael Perschke, CEO da Pininfarina, ambos os modelos só compartilham entre 40 e 50 % dos componentes mecânicos. Mas a verdade é que seus números de rendimento são extremamente similares.

O Pininfarina Battista conta com 4 motores elétricos, cada um deles alojado em cada uma das rodas, que geram uma potência total combinada de 1.926 cv (1.900 hp) e 2.300 Nm de torque máximo.

Graças a essas cifras de rendimento o novo Pininfarina Battista é capaz de oferecer uma capacidade de aceleração brutal. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, embora por enquanto a marca não tenha revelado os números exatos. No caso de continuar acelerando, o esportivo elétrico italiano é capaz de alcançar os 300 km/h em menos de 12 segundos, enquanto que sua velocidade máxima é de 350 km/h.

Como já se sabia, a Pininfarina pensa em fabricar somente 150 exemplares do Battista, que serão divididos em partes iguais entre Europa, Estados Unidos e o resto do mundo. Ao ser homologado para múltiplos mercados, a marca teve que renunciar a um dos primeiros elementos de design, os faróis dianteiros retráteis que eram para ser montados no esportivo. Em seu lugar, tiveram que optar pelos faróis fixos que monta o modelo atualmente.