2022 - RIMAC NEVERA

A Rimac Automobili finalmente revelou a versão de produção do seu hypercar elétrico C_Two. Batizado como Rimac Nevera, recebe uma série de atualizações que melhoram a refrigeração dos componentes internos (30% em baixa velocidade e 7% em alta velocidade) e a eficiência aerodinâmica (cerca de 34%).

As mudanças mais chamativas aconteceram no perfil do capô, nas entradas de ar, na forma dos pilares e no desenho dos difusores, divisores e radiadores, o que melhora o fluxo de ar e a carga aerodinâmica. É claro que não faltam os inúmeros elementos aerodinâmicos ativos para conseguir um Cx de 0.3.

Junto ao modo de baixa resistência, também há um modo de ‘alta carga aerodinâmica’ em que esta aumenta em não menos de 326%. Em relação ao interior, surgem três telas de alta definição para o grupo de instrumentos, o sistema de infotainment e para o passageiro.

O painel integra controles tácteis e interruptores giratórios de alumínio, combinando assim uma sensação analógica com a tecnologia digital integrada. A Rimac afirma que o Nevera oferece espaço para dois ocupantes e sua bagagem. É oferecida uma ampla gama de opções de materiais e detalhes.

O novo Rimac Nevera equipa quatro motores elétricos na medida, um para cada roda, que produzem uma potência combinada de 1.940 cv (1.408 kW) e 2.360 Nm de torque máximo. A energia é proporcionada por uma bateria de lítio, manganês e níquel refrigerada por líquido. Desenvolvida pela própria Rimac, tem uma capacidade de 120 kWh.

A autonomia é de 547 km no ciclo WLTP. Graças a isso, a Rimac afirma que o Nevera é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1.85 segundos, sendo necessários somente 4.3 segundos para chegar aos 160 km/h. O 0 a 300 km/h se completa em 9.3 segundos e a velocidade máxima é de 412 km/h.

Para oferecer uma experiência única tanto dentro como fora da pista, existem até sete modos de condução: Sport, Drift, Comfort, Range, Track e dois modos personalizados que permitem ao condutor combinar diferentes características do veículo conforme suas preferências específicas.

Além do seu monocasco de carbono projetado para revestir o pacote de baterias com uma rigidez torcional de 70.000 Nm/grau, o Rimac Nevera também conta com uma tecnologia inovadora, como sendo o primeiro comando de condução com inteligência artificial (IA) do mundo.

Este sistema avalia o desempenho e proporciona orientações para ajudar o condutor a melhorar sua condução na pista. O Rimac Driving Coach utiliza os 12 sensores ultrassônicos, 13 câmeras, 6 radares e o sistema operacional Pegasus da NVIDIA para sobrepor em tempo real o circuito e oferecer um guia visual e de áudio claro e preciso.

Esta tecnologia estará disponível em 2022 através de uma atualização sem fios para os veículos já entregues. Só serão fabricados 150 exemplares e o fabricante de automóveis croata oferecerá várias edições do hypercar, como os GT, Signature e Timeless, além das encomendas específicas.