2020 - SMART EQ FORTWO CABRIO

Com a recente atualização, os modelos da Smart abandonam a combustão para passar a ser só elétricos. Os Smart EQ ForTwo e EQ ForFour 2020 serão apresentados no Salão de Frankfurt 2019 com uma grande atualização estética, mas mantendo intacto seu sistema de propulsão de zero emissões.

É fácil perceber neles traços derivados dos protótipos ForEase e ForEase+ que conhecemos há pouco tempo. Na parte frontal as mudanças são relevantes, a grade com o logo no meio desaparece, deixando em seu lugar a palavra ‘Smart’ e criando uma nova grade, de um tamanho consideravelmente maior, em uma posição mais baixa, que absorve a entrada de ar do para-choque. Além disso, os faróis antineblina se situam agora em uma posição exterior.

Na traseira ocorre algo similar, sendo o mais chamativo o desenho das lanternas, de forma redonda, mas divididas em quatro setores, deixando as laterais para a função de intermitência. Também foi modificado o para-choque, agora com um difusor muito mais agressivo.

No habitáculo a maior parte dos elementos não mudam, mas surgem pequenas novidades, como um novo sistema de infotainment com uma tela de 8.0 polegadas que promete uma interação mais intuitiva com nosso smartphone, assim como um espaço porta-objetos debaixo do console central.

Todos utilizam o mesmo motor elétrico, que continua entregando 60 kW (82 cv) com um torque máximo de 160 Nm. Isso permite ao EQ ForTwo acelerar de 0 a 100 km/h em 11.3 segundos, com o EQ ForFour precisando de 12.7 segundos para completar o mesmo Sprint, ambos compartilhando uma velocidade máxima de 130 km/h.

São alimentados por uma bateria de somente 17.6 kWh de capacidade, o que torna sua autonomia não muito ampla, podendo rodar 159 quilômetros segundo o ciclo de homologação NEDC. Segundo a marca, não há necessidade muito maior, já que os usuários destes veículos fazem um uso principalmente urbano. Além disso, por serem compatíveis com os postos de carga de 22 kW, necessitam de somente 40 minutos para carregar 80% de sua autonomia.

SMART EQ FORTWO CABRIO