2021 - VOLKSWAGEN GOLF GTD

Depois de ser adiantado de maneira oficial, finalmente foi apresentada a nova geração do Volkswagen Golf GTD. Apesar da mudança de geração sofrida recentemente pelo Golf, esta interessante versão esportiva propulsionada por um motor diesel continuará estando disponível. A Volkswagen ratifica sua aposta por esta fórmula que deu tão bons resultados no passado.

Logicamente, e como caberia esperar, o novo Golf GTD se adapta aos novos tempos que correm. São tempos em que se busca reduzir à mínima expressão as emissões. Para a criação deste modelo que, como assinalado antes, tem um enfoque esportivo, foi usada como base a oitava geração do Golf.

A nível estético guarda uma estreita relação com os outros modelos GT da linha Golf. As diferenças com relação aos Golf GTI e Golf GTE são mínimas. Conta de série com faróis LED e ao longo do capô se estende uma fina linha por cima da parte frontal que, no caso do Golf GTD, é de cor prata. Se for ativada a luz de condução diurna, uma faixa LED no farol acompanha a linha prata, iluminando também a grade do radiador.

Outro detalhe característico da nova geração do Golf GTD é a grande tela inferior de entrada de ar sem divisões com um desenho de colmeia. Tudo isso rodeado por apliques pretos. Os faróis antineblina estão integrados na tela da entrada de ar, mostrando uma forma de letra X. No para-lama dianteiro surgem as siglas GTD. De série calça rodas de liga leve de 17 polegadas. Opcionalmente se pode optar por rodas de 18 ou 19 polegadas.

Terminando o tour pelo exterior na parte traseira, surge um spoiler de teto e lanternas traseiras LED. Também conta com um sistema de escape com duas saídas na parte esquerda.

Com relação ao interior do novo Golf GTD, há um novo volante esportivo multifuncional forrado em couro com três raios e acabamentos em prata. Além disso, os bancos mostram um desenho de quadros denominado ‘Scalepaper’ com as costuras na cor cinza claro. Também há inúmeras molduras na cor preto.

A nível tecnológico está muito bem servido. Conta com todos os avanços já vistos no Golf 8. Dispõe de um quadro de instrumentos digital Volkswagen Digital Cockpit com tela de 8.25 polegadas e uma tela de 10 polegadas para controlar o sistema de infotainment Discover Media/Pro. Também há uma longa lista de sistemas de assistência à condução, como o assistente de manutenção de faixa, sistema de vigilância Front Assist com função de frenagem de emergência na cidade e detecção de pedestres.

Debaixo do capô do novo Golf GTD se encontra um motor diesel de 2.0 litros TDI com quatro cilindros que desenvolve uma potência de 200 cv e 400 Nm de torque máximo. Está acoplado a uma transmissão automática DSG de dupla embreagem e sete velocidades. Uma das chaves desta mecânica é que conta com dois catalisadores SCR. Com este sistema de dupla injeção de AdBlue, as emissões de óxidos nítricos são reduzidas em até 80% com relação ao seu antecessor.

Por outro lado, com esta mecânica a nova geração do Golf GTD é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 244 km/h. O chassi conta com uma regulagem específica e dispõe de uma suspensão adaptativa DCC. Além disso, é possível escolher entre os seguintes modos de condução: Comfort, Eco, Sport e Individual.

A comercialização do novo Golf GTD começará na Europa ainda este ano. Quando se aproximar sua data de lançamento serão fornecidos todos os detalhes da linha, como o preço de saída. O Salão de Genebra 2020 será o primeiro evento onde o público poderá ver ao vivo o novo Golf GTD.