08/04/2020 - LIEBHERR APRESENTA O PRIMEIRO CAMINHÃO BETONEIRA ELÉTRICO DO MUNDO

A inovação do novo modelo da Liebherr é evidente, já que se trata do primeiro caminhão betoneira totalmente elétrico do mercado, pois só utiliza energia elétrica, tanto para o funcionamento do tanque de mistura como para alimentar a mecânica que move o próprio caminhão.

Até agora só havíamos visto esquemas elétricos para mover o tanque misturador montado sobre um chassi dotado de motor a combustão tradicional, como vemos no esquema inferior, pertencente a outro modelo betoneira da Liebherr. No entanto, isso não deixa de ser um caminhão convencional, já que continua precisando de combustível para poder semovimentar. Este novo modelo da Liebherr é totalmente elétrico e, além disso, não é um simples protótipo, trata-se de um modelo de produção que estreará este ano na Europa.

Ao contrário de outros tipos de caminhões, os de tipo betoneira ou misturadores são os candidatos ideais para contar com um esquema mecânico elétrico completo. Pois pela natureza de sua função nunca rodam muitos quilômetros e também, depois de liberar sua carga, geralmente não seguem a um segundo ponto de entrega, mas voltam rapidamente à sua central, onde podem recarregar de novo suas baterias.

Este projeto não é obra somente da Liebherr, pois a empresa suíça contou com a colaboração da Designwerk e da ZF para o projeto e o desenvolvimento do modelo. A Futuricum fornece o chassi e as baterias são fornecidas pela BMW. De acordo com a Liebherr, este projeto é capaz de contar com uma faixa de autonomia entre 190 e 380 quilômetros graças ao seu pack de baterias de 340 kWh.

Por enquanto só foram anunciados dois modelos, os ETM 1005 e ETM 1205, que contam com tanques de capacidade de 10 e 12 metros cúbicos, respectivamente, e uma carga máxima de 40 toneladas. De acordo com a Liebherr, as primeiras unidades entrarão em funcionamento no segundo semestre deste ano, com veículos que serão fornecidos às empresas, também suíças, Holcim e KIBAG.

Confira as Fotos