20/02/2021 - O ÚLTIMO SHELBY COBRA 427 SUPER SNAKE SOBREVIVENTE SERÁ LEILOADO

Uma das peças de maior protagonismo do próximo evento da Barrett-Jackson em Scottsdale (Arizona) é um exemplar único e, além disso, tremendamente destacado de um dos esportivos americanos mais valiosos e raros, o Shelby Cobra. O impressionante exemplar azul que aparece nas imagens não só é um dos raros Shelby Cobra 427 originais criados pela Shelby American na segunda metade da década de 60, como também corresponde a um dos escassos chassis Competition.

Este exemplar nasceu originalmente em 1965 como um dos 23 Shelby 427 Competition e foi utiizado como veículo promocional na Europa, mas em 1967, já de volta aos Estados Unidos, foi modificado recebendo as novas especificações Super Snake a pedido do próprio Carroll Shelby, que foi o proprietário original deste selvagem exemplar do Cobra, que nesse momento foi reclassificado como S/C, siglas de Semi-Competition.

Entre as modificações recebidas, o enorme motor V8 427 Ford de 7.0 litros deste roadster recebeu dois compressores Paxton e uma nova transmissão automática de 3 velocidades. Portanto, estamos diante de um dos poucos Cobras originais sobrealimentados, já que hoje em dia continua conservando essa radical configuração.

Entre as diversas versões do Cobra roadster original, as mais valiosas e desejadas são as equipadas com o motor V8 427 Big Block da Ford. Versões que tiveram que crescer na largura para poder acomodar o enorme bloco de 7.0 litros e eixos reforçados mais largos destinados a absorver a enorme cavalaria e torque dessa mecânica.

Entre estas versões 427 podemos destacar as versões Cobra Competition e Semi-Competition, que foram fabricadas para competição, mas a diferença entre elas é que as versões Semi-Competition montavam elementos como para-brisas, para-choques e todos aqueles elementos mínimos necessários para poder emplacar o modelo, pois os Competition não contavam com os elementos supérfluos. Por isso que Carroll Shelby decidiu modificar este exemplar para estas especificações, do contrário não poderia tê-lo conduzido na rua.

Esta unidade conta com muito pouco uso e seu estado de conservação é magnífico, incluindo a assinatura de Shelby em várias partes do carro. Além disso, das oficinas da Shelby American só chegaram a sair dois exemplares com as especificações Super Snake, este mesmo, com número de chassi CSX3015 e outro exemplar que se perdeu em um acidente. De modo que estamos falando do último Cobra 427 Super Snake do mundo, o que o torna uma das unidades mais relevantes e valiosas do modelo esportivo.

Confira as Fotos