A CHINESA GREAT WALL COLOCA A JEEP EM SUA ALÇA DE MIRA
Não é novidade nenhuma que fabricantes chineses tentem tomar o controle das empresas automobilísticas mais importantes do ocidente. No entanto, nos últimos tempos percebemos como surgem com força as informações que indicam a possível compra de empresas de primeiro nível. Há apenas alguns dias falamos aqui sobre a suposta compra da FCA por fabricantes chineses.
Empresas do porte da Geely, GAC e Dongfeng negaram que estivessem interessadas em ter o controle da FCA - Fiat Chrysler Automobiles. Entretanto, outra informação corrobora, em parte, a possibilidade que já se adiantava. A de que a Great Wall estivesse interessada na FCA. Uma probabilidade contemplada pela Automotive News, que voltou à carga com novas informações.
O pessoal da AN teve acesso a fontes internas da Great Wall, que confirmaram o interesse dos chineses na Jeep. E mais, já iniciaram os primeiros movimentos com o objetivo de por em marcha as primeiras conversações a respeito. Por enquanto não houve nenhum comentário por parte da FCA sobre essa informação, mas está claro que se trata de uma ação que tocaria de forma importante o grupo automobilístico ítalo-americano.
Wang Fengying, a CEO de Great Wall (na imagem), assegurou que estão dando os primeiros passos para negociar a compra da Jeep. Na verdade, não é nenhuma surpresa que a empresa chinesa queira ficar com a marca americana, já que é público que se trata da marca mais valiosa hoje na carteira da FCA. Bem na frente da Fiat, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo e Maserati, por exemplo.
No último mês de abril deste ano, o próprio Sergio Marchionne, CEO da FCA, deixou a porta aberta para tornar a Jeep uma marca independente do grupo e tirá-la de sua carteira como já foi feito com a Ferrari e com a Iveco (veja aqui). Não seria um movimento lógico para a FCA desprender-se de sua empresa mais valiosa e que melhor funciona, além de tampouco ser descartável.
Por enquanto a Great Wall não realizou nenhum tipo de oferta formal pela Jeep, embora seu interesse seja claro e evidente. Estimar o valor de uma marca tão histórica, relevante e com o volume de negócio da Jeep, é muito complicado. Contudo, na semana passada um analista do Morgan Stanley indicou que o valor da ação da Jeep seria fixada em cerca de 17,20 dólares.
No hipotético caso de chegar a adquirir a Jeep, a Great Wall não tem a intenção de mudar a filosofia e a estratégia da marca americana. Um porta-voz do fabricante chinês garantiu que “a Jeep não necessita ser reinventada. Sua marca já é forte”. Durante o ano passado a Jeep vendeu, a nível mundial, 1,41 milhões de veículos. Um número que pôde ser alcançado graças à sua ampliada linha e expansão internacional em vários mercados chave. Para o ano de 2018 o objetivo da marca é poder alcançar a cifra de 2 milhões de unidades vendidas.