A DS AUTOMOBILES E A CASA DA MOEDA DE PARIS LANÇAM NOVAS MOEDAS DE COLEÇÃO PARA COMEMORAR OS 70 ANOS DO LENDÁRIO DS

Quando foi apresentado na quinta-feira, 6 de outubro de 1955, sob a majestosa abóbada do Grand Palais, no Salão de Paris, o DS tornou-se imediatamente um fenômeno. Concebido por Flaminio Bertoni, talentoso estilista, escultor e pintor, assistido por uma equipe de designers, o DS era tão revolucionário quanto elegante, com as suas linhas vanguardistas e inovações.
Mas foi também pela sua tecnologia que conquistou o mundo, graças ao talento de dois homens. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, era um fervoroso defensor da tração dianteira, da aerodinâmica, da leveza e da centralização das massas. O segundo, Paul Magès, engenheiro autodidata, foi o criador da hidráulica. Inventou a famosa suspensão hidropneumática, bem como a assistência hidráulica à direção, à embreagem e à frenagem.
Automóvel revolucionário, o DS tornou-se rapidamente uma referência no mundo das quatro rodas, tendo transportado vários Presidentes da República Francesa.
Durante 20 anos foram produzidos perto de 1.5 milhões de exemplares deste automóvel, em uma fábrica situada no coração de Paris. Quase quatro décadas após o fim da sua produção - registrada em 1 de junho de 2014 - as duas letras deste lendário automóvel renasceram com a criação da marca DS Automobiles. O patrimônio do DS está, desde então, ancorado no DNA atemporal da marca, que nele se inspira para conceber modelos que encarnam a arte francesa das viagens, em uma história que se prolonga pelos tempos.
Para assinalar o 70º aniversário desse seu antecessor, a DS Automobiles e a Casa da Moeda de Paris se associaram para produzir uma série de moedas de coleção de celebração deste ícone automotivo do século XX. A primeira cunhagem, uma moeda de prata no valor facial de 10 Euros, foi posta à venda no dia 4 de fevereiro último, esgotando em poucos dias, comprovando a aura desta Grande Dama das estradas. Agora a coleção será enriquecida com novas cunhagens de moedas, em edições limitadas.
Os responsáveis pelas duas instituições comentam esta colaboração:
“O mundo automotivo e a Casa da Moeda Francesa partilham um forte gosto pela beleza e pela inovação tecnológica. Pareceu-nos natural celebrar o 70º aniversário de um veículo lendário: o DS, uma oportunidade única para mostrar a experiência da nossa instituição. Os entusiastas irão apreciar todas as referências concentradas nas moedas desta coleção repleta de acontecimentos - Marc Schwartz - CEO da Casa da Moeda de Paris.
“A nossa marca DS Automobiles está baseada em um patrimônio excepcional, o do DS 19 nascido há 70 anos. Em um mundo automotivo em rápida mutação, continuamos a perpetuar os valores da inovação, da excelência e da vanguarda que constituem o DNA deste automóvel lendário. O DS tornou-se um ‘must-have’ para os colecionadores de automóveis e que irão, sem dúvida, apreciar a nossa parceria com a Casa da Moeda de Paris, cuja história de mais de 1.100 anos faz dela a mais antiga instituição francesa. Estamos muito orgulhosos desta parceria, que serve a nossa história comum e a produção destas moedas, cada uma mais excepcional do que a outra - Xavier Peugeot - CEO da DS Automobiles.
As moedas sob os holofotes
O primeiro motivo desta Coleção DS apresenta um DS 23 de 1975, cujos faróis direcionais, outra inovação deste automóvel lendário, iluminam a face da peça. A luz é habilmente colorida para criar um contraste impressionante com o fundo escuro coberto de ródio, um metal raro. Por baixo, como um reflexo, está o DS original de 1955. As duas versões simbolizam a evolução estilística do modelo DS. Em termos de texto encontramos a referência ‘DS’ e o ano do primeiro modelo ‘1955’, acompanhado das palavras ‘RF’ (République Française), bem como o ano da moeda ‘2025’.
“Estou muito contente por poder apresentar esta moeda dedicada ao 70.º aniversário do DS, um automóvel que me apaixona e que me é muito caro, tanto mais que sou proprietário de um exemplar. O DS é um verdadeiro símbolo do design e da perícia francesa, com as suas linhas únicas e o seu conforto revolucionário. Ao desenhar esta moeda, quis captar a elegância e a inovação que marcaram gerações e se tornaram uma lenda - Joaquin Jimenez - Gravador Geral da Casa da Moeda de Paris.
Concebidas em prata ou ouro, as moedas se beneficiam ainda do talento dos gravadores da Casa da Moeda de Paris. O reverso apresenta o valor facial da moeda e recorda o 70º aniversário do primeiro modelo DS. Os conhecedores reconhecerão de imediato o indicador de mudança de direção traseiro, característico do automóvel, realçado por uma coloração vermelha translúcida.
Estas moedas de edição muito limitada são fabricadas de acordo com as normas mais exigentes, com uma cunhagem de elevada qualidade denominada Belle Epreuve (BE) e integradas num estojo numerado.
Máximo realismo
Sempre com o objetivo de inovar nos seus processos de fabricação, a Casa da Moeda de Paris propõe, nesta Coleção DS, uma denominação em alto-relevo. Mais espesso do que o habitual, este tipo de moeda dá vida à gravura, que parece emergir da moeda.
A moeda de 20 Euros em alto-relevo presta homenagem às linhas fluidas e aerodinâmicas do DS original, com uma visão de cima e de baixo, enquanto acelera na estrada. Considerado uma verdadeira escultura desde o início, este automóvel de vanguarda por excelência se beneficiou de toda a perícia e criatividade dos gravadores da Casa da Moeda de Paris. Esta denominação é apresentada na qualidade Belle Epreuve (BE), integrada num estojo numerado.
O Miniset DS
Está igualmente disponível um Miniset DS, numa edição de apenas 500 unidades. Bem conhecido dos numismatas, este produto inclui as 8 moedas francesas de circulação com um desenho temático.
As moedas da Coleção DS estão disponíveis para venda em www.monnaiedeparis.fr/ e nos revendedores autorizados da Casa da Moeda de Paris.