Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. A DUPLA APRESENTAÇÃO DO CITROËN 2CV NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS

Notícias

A DUPLA APRESENTAÇÃO DO CITROËN 2CV NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS

07/10/2022

Voltar
A DUPLA APRESENTAÇÃO DO CITROËN 2CV NO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE PARIS

O Citroën 2CV foi um modelo tão inovador em sua época que teve que ser apresentado duas vezes: nas edições de 1948 e 1949 do Salão do Automóvel de Paris.

No Salão do Automóvel de Paris de 1948, esperava-se com muita expectativa a chegada de um novo modelo da Citroën. O zumzum que se escutava no mundo dos jornalistas automotivos e dos aficionados apontava para um veículo pequeno e prático pensado para o campo. É claro, com tração dianteira. Ninguém pensava em grandes alardes técnicos e estéticos.

A surpresa foi maiúscula quando Pierre Boulanger, Diretor Geral da Citroën e artífice deste novo conceito de mobilidade, retirou o véu que ocultava o novo modelo diante de um público seleto. “Aqui está o carro do futuro”, disse Boulanger diante de uma surpreendente audiência, encabeçada pelo então Presidente da República Francesa, Vincent Auriol.

Os presentes a esta cerimônia e todos os que visitaram o Salão durante os dias posteriores ficaram pasmos ao ver a estética peculiar deste modelo. Houve comentários para todos os gostos. Desde “horrível” “raro” e “espantoso” a “divertido” e “único”. A imprensa, por sua parte, não foi muito complacente com seu design. No entanto, nem a crítica nem o público tiveram a oportunidade de ver o seu motor, já que nenhuma das 3 unidades expostas contava com ele.

Por trás desta ausência se ocultava uma mudança técnica de última hora. O acionador mecânico de partida, operado pelo condutor, acabava de ser descartado e a partida elétrica definitiva ainda não estava totalmente pronta. Por esta razão, a Citroën decidiu não mostrar nada até 1949, despertando a curiosidade dos jornalistas especializados, que estavam dispostos a tudo para revelar o que se ocultava debaixo do capô desse automóvel tão estranho. Alguns chegaram a invadir o circuito de testes da marca em La Ferté-Vidame.  

A intriga foi resolvida no ano seguinte, quando um 2CV que mostrava todos os segredos do seu motor de 375 cm3 refrigerado a ar, com transmissão de 4 velocidades e 9 cv de potência, foi o rei e senhor do estande da marca. O entusiasmo não foi unânime: “É claro que este automóvel não irá ajudar a sanear as finanças do Estado”, lamentou o ministro da Fazenda e Assuntos Econômicos francês naquela época, Maurice Petsche, ao ver suas características e, sobretudo, seus escassos dois ‘cavalos fiscais’.

No Salão de 1950, o Citroën 2CV voltou a marcar outro marco com a publicação do menor catálogo da história do automóvel. Já em 1949, a marca havia batido recordes com um tríptico minúsculo, com 4 ilustrações em branco e preto. No ano seguinte, a Citroën chega ainda mais longe com um documento de 9 x 13.5 cm, impresso somente de um lado e com um plano de contracapa do Citroën 2CV Pick-up como única imagem. Seus benefícios explicam-se por si mesmas.

Um pequeno grande carro

Com o objetivo de democratizar o automóvel, o projeto do 2CV, também chamado TPV (Toute Petite Voiture, Carro Muito Pequeno), nasce em 1938 com a ideia de criar um veículo destinado às classes sociais de baixa renda do mundo rural. Pierre Boulanger definiu as especificações: “quatro lugares sentados, 50 kg de bagagem, 2 cv fiscais, tração dianteira, 60 km/h de velocidade máxima, transmissão de três velocidades, manutenção simples, com uma suspensão que permita atravessar um campo arado com uma cesta de ovos sem que se quebre nenhum, e com um consumo apontando 33 km/l”. Suspenso durante a guerra, o projeto daria origem ao Citroën 2CV em 1948.

Em um país em reconstrução, que aspirava a um maior bem-estar, seu lançamento comercial chegou no momento oportuno. Disponível, em um primeiro momento, exclusivamente em forma de sedan conversível, a partir de 1950 era oferecido também em versão furgoneta. Foram vendidos mais de 5 milhões de unidades até o encerramento de sua produção em 1990. Comercializado em diferentes versões como Charleston, em carroceria bitom, Cocorico e Sahara em versão 4x4, marcou a memória de várias gerações com seu perfil arredondado. Mais que um símbolo, o 2CV é uma forma de vida.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter