A ELEGÂNCIA ATEMPORAL E A AERODINÂMICA DO ALFA ROMEO 2000 SPORTIVA CELEBRAM 70 ANOS

Em 1950, a Alfa Romeo entrou em uma nova era com a chegada do Alfa Romeo 1900, seu primeiro automóvel fabricado em série na planta de Portello, nos arredores de Milão. Foi uma verdadeira mudança de paradigma que trouxe novos desafios e implementou métodos de trabalho e organização que marcaram uma nova etapa. No entanto, essa revolução não veio à custa da perda do DNA esportivo da marca. Pelo contrário, o 1900 triunfou na categoria Touring, tornando-se o “Automóvel familiar que ganha corridas”, como dizia a publicidade da época.
Com o objetivo de estender esses triunfos a categorias de maior prestígio, como Sport e GT, a Alfa Romeo colaborou com os melhores carrozziere da Itália para projetar automóveis vencedores baseados no chassi e nos elementos técnicos do 1900. Bertone, com o genial Franco Scaglione à frente, entrou em ação e, em 1954, apresentou sua proposta: o Alfa Romeo 2000 Sportiva, um coupé, e o Alfa Romeo 1900 Sport Spider, dos quais apenas duas unidades de cada foram fabricadas.
Mantendo a configuração técnica do 1900 ‘de rua’, tanto a tração traseira quanto a disposição longitudinal do motor foram preservadas, e foi construído um chassi tubular de aço com uma carroceria de liga leve de alumínio. A aerodinâmica foi cuidadosamente trabalhada, como pode ser visto na frente muito afilada, coroada por um scudetto oval e definida por um capô amplo com uma nervura central que desce até a grade. Os dois faróis estão cobertos por uma superfície de plexiglass que se integra perfeitamente ao perfil e dá lugar a grandes arcos de roda. Sob o para-choque, duas entradas de ar ovais são responsáveis por refrigerar os freios a tambor dianteiros. Na traseira, a aerodinâmica define tanto a forma e as proporções do vidro traseiro quanto o design do para-choque, da tampa do porta-malas e das luzes.
Apesar de terem sido montadas apenas quatro unidades desse veículo, seus traços estilísticos e suas apostas de design continuam muito presentes no DNA da marca. Eles inspiraram verdadeiras lendas como o Alfa Romeo Giulia Sprint ou o superesportivo Alfa Romeo 33 Stradale, ambos também obra de Franco Scaglione.
Na parte técnica, o motor twin cam do Alfa Romeo 1900 foi trabalhado, mantendo seu duplo comando de válvulas, mas redesenhando seus cilindros para atingir 2.0 litros de cilindrada. A alimentação do motor era garantida por dois carburadores. O conjunto desenvolvia uma potência máxima de 136 cv a 6.500 rpm e alcançava uma velocidade máxima de 220 km/h.