A EVOLUÇÃO DA PLATAFORMA EMP2 APORTA MAIS EFICIÊNCIA E TECNOLOGIA AO NOVO PEUGEOT 308

Os modelos de linha média sempre foram protagonistas na história da Peugeot. Em 2013, a geração anterior do 308 significou o tiro de largada para uma nova etapa para a marca francesa, com a estreia na linha da inovadora Plataforma EMP2. Uma base técnica e tecnológica que dá um grande passo adiante no novo Peugeot 308. Não poderia ser menos em um modelo que inaugura a nova identidade da marca, logotipo incluído.
O novo Peugeot 308 é o primeiro modelo de uma era em que a Peugeot apostará, ainda mais, nos valores que cimentaram seu sucesso: design, elegância, tecnologia, conforto e desempenho. Uma mudança de paradigma e de posicionamento no mercado onde as evoluções da Plataforma EMP2 da Stellantis são um elemento imprescindível.
As últimas novidades introduzidas na Plataforma EMP2 significaram uma redução do peso e das emissões de CO2 do novo Peugeot 308, além de uma melhoria da rigidez, da segurança e do prazer de conduzir graças a materiais mais leves e inovadores, como o aço, os materiais compostos e o alumínio nas suspensões. Foram aplicados processos de última geração como a estampagem a quente e a soldagem a laser. Estas técnicas permitiram aumentar o conforto de vibrações e otimizar a rigidez da carroceria através da colagem dos elementos da estrutura, o que se traduz em comodidade e prazer de conduzir.
Debaixo do capô, as evoluções da Plataforma EMP2 introduzem o novo Peugeot 308 na era da eletrificação. Este modelo chega ao mercado com duas versões híbridas plug-in e se abre a possibilidade de incorporar versões 100% elétricas.
No topo da linha, o HYBRID 225 e-EAT8 combina um motor a gasolina PureTech de 180 cv com um motor elétrico de 81 kW, acoplado à caixa automática e-EAT8. Além disso, o novo Peugeot 308 também está disponível com uma versão HYBRID 180 e-EAT8, com 60 Km de autonomia elétrica e emissões a partir de 25 g/Km de CO2.
O novo Peugeot 308 está disponível também com motores térmicos com emissões de CO2 a partir de 117 g/km. Na linha gasolina, conta com as mecânicas PureTech 110 S&S 6v, PureTech 130 S&S 6v e PureTech 130 S&S EAT8, enquanto que na linha diesel, a opção é o motor BlueHDi 130, com caixa manual de 6 velocidades ou automática EAT8.
A flexibilidade desta plataforma tornou possível projetar um automóvel que se destaca por uma aerodinâmica de alto nível com um Cx de 0.28 e um SCx de 0.62 m2, graças, em parte, a uma altura 20 mm mais baixa que a geração anterior. Todas as peças de carroceria visíveis a as menos visíveis têm seu design otimizado (para-choques, defletores, difusor, pilares, retrovisores, carenagens inferiores...). Do mesmo modo, o desenho das rodas permite uma melhor aerodinâmica e contribui significativamente ao desempenho. Suas dimensões e sua linha situam o novo Peugeot 308 na gama alta de seu segmento, com 4.360 mm de comprimento e uma distância entre os eixos de 2.675 mm, o que assegura a máxima habitabilidade nos bancos traseiros. O espaço interior o converte em uma referência em sua categoria, com um porta-malas de 412 litros e até 1.323 de capacidade com os lugares traseiros rebatidos.
A Plataforma EMP2 vem acompanhada de um importante salto tecnológico. O novo Peugeot 308 estreia uma evolução do posto de condução Peugeot i-Cockpit que, junto a um novo volante compacto, incorpora uma tela de 10 polegadas (25.4 cm) integrada no painel, que se complementa com i-toggles virtuais. Na frente do condutor surge um inovador quadro de instrumentação digital de 10 polegadas que pode adotar visualização em 3 dimensões.
A conectividade dá um passo gigantesco com o novo sistema Peugeot i-Connect. Sua função Mirroring sem fios permite interagir com dois telefones via Bluetooth ao mesmo tempo. A experiência se completa com o navegador conectado Peugeot i-Connect Advanced, e o comando de reconhecimento vocal “OK Peugeot”, que permite acessar facilmente às funções de infotainment.
A revolução tecnológica encarnada pelo novo Peugeot 308 também se manifesta nas funções de ajudas à condução de última geração. A condução semiautônoma está muito mais próxima com o pack Drive Assist 2.0, que será introduzido no final do primeiro semestre de 2022, a mudança de faixa semiautomática e a adaptação da velocidade em curva, aos quais há que somar o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop and Go e a ajuda à manutenção de faixa.
Além disso, o novo Peugeot 308 reforça seu acervo tecnológico e a segurança de todos os seus ocupantes com o sistema de alerta de ângulo morto de longo alcance (75 metros), o alerta de trânsito traseiro, que adverte de possíveis perigos ao engatar a marcha ré, a ajuda ao estacionamento de 360°, graças às 4 câmeras (dianteira, laterais e traseira), a chamada de emergência ‘E-call ’ com informação do número de passageiros e localização do veículo complementada com a direção do veículo na estrada, o sistema AQS (Air Quality System) com configuração ‘Clean Cabin’ a partir do acabamento GT e o sistema Hi-Fi Premium FOCAL.