A NOVA GERAÇÃO DO SKODA FABIA RALLY2 CONTA COM A EXCELENTE AERODINÂMICA DO CARRO DE RUA
A eficiência aerodinâmica é uma das áreas mais importantes na hora de desenvolver qualquer tipo de carro de corridas. Na categoria Rally2, as versões de competição devem ser derivadas dos modelos de produção. Portanto, os engenheiros enfrentam desafios completamente diferentes daqueles que, por exemplo, enfrentam seus homólogos nas corridas de monolugares. Quando a Skoda Motorsport começou a desenvolver a nova geração do Skoda Fabia Rally2, o respectivo modelo de rua proporcionou um excelente ponto de partida. O objetivo dos engenheiros era trasladar a excelente aerodinâmica do Skoda Fabia de rua ao carro de competição.
“Os elementos aerodinâmicos presentes no carro de rua mostraram que também funcionam no ambiente da competição e deram ao pacote aerodinâmico do Skoda Fabia Rally2 uma base excelente”, declarou Lukás Vojík, responsável de Desenvolvimento Técnico e Aerodinâmica da Skoda Auto. “Agora demos mais atenção à aerodinâmica do que já fizemos com o atual carro de rally. O principal objetivo do desenvolvimento era aumentar a carga aerodinâmica e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica geral do automóvel”.
O Skoda Fabia de rua apresenta aberturas em ambos os extremos laterais do para-choque dianteiro. As chamadas cortinas de ar dirigem o fluxo de ar de forma muito controlada através dos painéis laterais da carroceria e dos arcos de roda. Os engenheiros da Skoda Motorsport optaram por uma solução similar para o para-choque dianteiro da nova geração do Skoda Fabia Rally2. No carro de rally, as cortinas de ar trabalham junto com o divisor ao longo de toda a borda inferior do para-choque dianteiro para conseguir uma eficiência aerodinâmica ótima na parte dianteira.
De acordo com os regulamentos da categoria Rally2 estipulados pela FIA, os engenheiros da Skoda Motorsport e o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Skoda Auto tiveram que encontrar novas formas de otimizar o equilíbrio entre a força e o coeficiente aerodinâmico no futuro carro de rally. Tendo em conta a economia de custos, os regulamentos do Rally2 proíbem, por exemplo, o uso de peças aerodinâmicas ativas. Como resultado, a nova geração do Skoda Fabia Rally2 teve que renunciar às telas de ajuste elétrico que melhoram o coeficiente aerodinâmico e que se incorporam na grade dianteira inferior do modelo de produção.
O novo spoiler traseiro e o fluxo de ar limpo sobre a zona do teto foram dois elementos fundamentais. Lukás Vojík destacou: “Conforme permitido pelos regulamentos da categoria Rally2, o aerofólio traseiro da nova geração de carros de rally é muito maior que o pequeno spoiler do Skoda Fabia de rua. A nova geração do Skoda Fabia Rally2 também consegue o dobro de carga aerodinâmica em comparação com o carro de rally atual”.
A silhueta modificada da peça chamada ‘spoon’, que dirige o ar fresco a partir da parte superior do para-brisa para o habitáculo do veículo, otimiza o fluxo de ar sobre o teto. Em um carro de rua, a respectiva saída de ar costuma estar situada no extremo inferior do para-brisa. No entanto, nas etapas especiais dos rallys de cascalho, esta zona do carro é muito propensa a que o pó e a água respinguem no capô.
A equipe de desenvolvimento da Skoda Motorsport verificou os resultados das simulações da Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) através da realização de testes em túneis de vento seguidos de extensas sessões de teste. Recentemente, vários pilotos de testes se estiveram no volante do protótipo em estradas de terra e asfalto no sul da Europa.