A PARTIR DE 2020 A VOLVO LIMITARÁ A VELOCIDADE DOS SEUS CARROS A 180 KM/H

A Volvo não quer que ninguém tenha um acidente fatal ou fique ferido ao volante de um dos seus carros já a partir de 2020. Assim, tomou a decisão de limitar a velocidade de todos os seus veículos a 180 km/h. Em comunicado, a Volvo diz que “a tecnologia, sozinha, não é capaz de nos levar até ao nosso objetivo” lembrando que “é necessário incluir na equação o comportamento do condutor”.
A marca sueca baseou-se em um estudo da NHTSA (National HighWay and Traffic Safety Administration), o organismo que controla as estradas dos Estados Unidos, que diz que 25% das mortes nas estradas do EUA foram causadas pela velocidade. Ou seja, a tecnologia nada pode contra a velocidade, acabando por originar fatalidades.
Assim sendo, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, sustentou que “a Volvo é líder em segurança, sempre fomos e sempre seremos. Porque em nosso trabalho de pesquisa, sabemos quais são as áreas críticas quando acontecem acidentes com os nossos carros, que acabam em ferimentos graves ou na morte. E se os limites de velocidade não são a cura, vale a pena sermos nós a fazer alguma coisa, nem que seja para salvar uma única vida”.
Dessa maneira, os Volvo, que em alguns casos chegam aos 250 km/h, passarão a ser limitados a 180 km/h e o fabricante de Gotemburgo já disse que usará a tecnologia de geo referência para que as velocidades sejam ainda mais limitadas em áreas sensíveis como escolas e outras.
Samuelson quer “iniciar uma conversação para saber se os outros fabricantes têm a obrigação de instalar tecnologia nos carros que altere o comportamento do condutor e evite situações como o excesso de velocidade, cansaço, intoxicação e distração. Não temos uma resposta afirmativa para tudo, mas sabemos que pretendemos assumir a liderança na discussão do tema e sermos pioneiros nesta área”, completou.
A Volvo destacou também dois outros fatores externos que contribuem para as fatalidades ao volante: intoxicação ou distração. Por isso já está desenvolvendo novidades que poderão ser anunciadas muito em breve, no âmbito de um encontro sobre esses assuntos que a Volvo realizará dentro de mais alguns dias.
Jan Ivarsson, responsável da Volvo pela segurança, destacou o fato de “nós como humanos, todos entendemos os perigos de cobras, aranhas e das alturas. Com a velocidade, nem sempre. Muitos condutores andam muito rápido na auto estrada, mas são muito lentos na sua adaptação à maior velocidade e a sua relação com o tráfego e as suas próprias capacidades como condutor. Precisam ter um melhor comportamento e ajudar outros a perceber que a velocidade é perigosa”.