ABARTH 1500 BIPOSTO BERTONE: O PRIMEIRO CONCEPT DA MARCA

O Abarth 1500 Biposto Bertone foi apresentado no Salão de Turin de 1952. Tratava-se de um esportivo projetado por Franco Scaglione para o encarroçador Bertone, destinado a servir de inspiração para futuras produções.
Também serviu para lançar a nova marca fundada por Carlo Abarth em 1949 e pode ser considerado o precursor dos B.A.T. (Berlinette Aerodinamiche Tecniche), ou seja, os esportivos aerodinâmicos confeccionados pelo mesmo encarroçador para vários fabricantes italianos com a finalidade de testar a aerodinâmica e os motores do futuro.
Se observarmos a carroceria de alumínio, fica claro que o Abarth 1500 Biposto Bertone foi criado pensando em oferecer a menor resistência possível ao ar. Para conseguir isso, o famoso designer italiano optou por aplicar à carroceria algumas soluções inovadoras para a época, como arcos de roda específicos e o para-brisa curvado pelas laterais.
Estes dois elementos revolucionários se combinavam em um novo chassi ultraleve sobre o qual foi instalado um motor de 4 cilindros de origem FIAT. Essa mecânica foi potenciada ao mais puro estilo Abarth, aumentando a cilindrada até 1.5 litros, de modo que era capaz de entregar até 75 cv, obtidos graças a um novo coletor de admissão e aos carburadores duplos Weber.
Devido aos elevadíssimos custos de produção que uma carroceria tão arredondada teria significado, a Abarth decidiu manter o 1500 Biposto como um modelo único e não o fabricar em série.
Segundo o que a empresa comunicou posteriormente, o para-brisa curvado e o vidro vigia traseiro, em particular, teriam envolvido um custo muito elevado, já que naquela época as técnicas de produção adequadas ainda não eram conhecidas.
Em 1952, durante o Salão de Turin, dois executivos da empresa americana Packard, Bill Graves e Edward Macauley, adquiriram o carro.
No ano seguinte, em 1953, foi vendido ao jornalista Dick Smith, que o conservou e o utilizou no dia a dia até 1970, antes de guardá-lo em uma garagem. Finalmente, em 2003, foi vendido em um leilão e foi convenientemente restaurado.