ABARTH 2000 SPORT SE010: O SPIDER ITALIANO QUE DOMINAVA AS SUBIDAS DE MONTANHA NA EUROPA

Para conhecer o Abarth 2000 Sport SE010 temos que voltar a meados da década de 60 do século passado. Nessa época, os principais fabricantes de automóveis estavam começando a projetar e produzir veículos pequenos que competiam diretamente com os produtos de Carlo Abarth. Assim, a marca italiana decidiu fazer uma grande aposta nos carros de corridas competitivos. Este movimento foi uma tentativa de expandir a carteira de produtos para setores distantes dos interesses dos grandes fabricantes.
A popularidade da Abarth havia aumentado graças a seus carros de corrida baseados em modelos de produção em série. Este foi o caso de seus leves, mas potentes spiders de dois lugares, com rodas cobertas e séries muito limitadas em número. Estes veículos haviam sido projetados para competir tanto em corridas de resistência como em subidas de montanha, também conhecidas como Hillclimb.
Entre os primeiros modelos fabricados se encontra o Abarth 1000 SP de 1966 que foi utilizado pela equipe Abarth Racing Team. Este carro, cuja denominação faz referência à capacidade do motor e a Sport Prototype, conseguiu uma vitória nos 500 quilômetros de Nürburgring com Hans Hermann ao volante. Isso deu lugar a uma nova clientela: gentleman drivers em vez de pilotos inexperientes que corriam com versões modificadas dos Fiat 500 e 600.
Essa mudança de clientela também permitiu reestruturar a linha de modelos de competição da marca do escorpião. Agora eram fabricados principalmente dois tipos de carros: com carroceria de chapa estampada e motor traseiro, e veículos mais próximos aos Fórmulas, com chassis de aço tubular e motores centrais. E da fusão destes dois conceitos nasce o destaque deste artigo.
O Abarth 2000 Sport SE010 viu a luz pela primeira vez em 1967. Este novo modelo combinava um motor traseiro sobre um chassi de aço tubular. Os painéis da carroceria eram de fibra de vidro e eram usados para aumentar a rigidez do chassi, que pesava apenas 47 kg. Com uma aerodinâmica exemplar e um interior de dois lugares, o novo Abarth equipava faróis com duplo foco o que lhe valeu o apelido de ‘Quattro Fari’. Na verdade, de acordo com os requisitos e regulamentos das corridas individuais, às vezes as luzes altas eram cobertas com tiras adesivas.
O motor era uma unidade de 1.946 cc de origem Fiat, dois eixos comando de válvulas no cabeçote, carburadores duplos e lubrificação por cárter seco. Desenvolvia 250 cv de potência, uma cifra realmente alta para um motor aspirado do final dos anos 60. Com um peso total de 575 kg, o Abarth 2000 Sport SE010 era capaz de alcançar uma velocidade máxima de 270 km/h. Além disso, equipava um tanque de gasolina com capacidade para 100 litros especialmente projetado para as corridas de resistência.
O Abarth 2000 Sport SE010 debutou oficialmente no dia 7 de abril de 1968 conseguindo a vitória no Ampus Hillclimb da França. O veículo estabeleceu um novo recorde ao completar a subida 14 segundos mais rápido que o melhor registro até a data. A segunda vitória chegaria duas semanas mais tarde na subida Stallavena-Bosco Chiesanuova, na região de Verona, enquanto que novos triunfos se sucederam nas outras grandes hillclimb europeias da temporada. Entre eles destacam-se o primeiro, segundo e terceiro lugares conseguidos na 12ª Bologna-Raticosa Pass. Johannes Ortner terminou em primeiro lugar, seguido de Peter Schetty e Arturo Merzario.
Em 4 de setembro de 1968, o Abarth Racing Team inscreveu três Abarth 2000 Sport SE010 nos 500 quilômetros de Nürburgring. Nesta ocasião, os motores foram substituídos por unidades Fiat de 1.600 cc. Conseguiram uma histórica vitória, um segundo e terceiro posto na corrida. Peter Schetty terminou em primeiro após rodar 502,370 quilômetros a uma velocidade média de 143,8 km/h. Enquanto isso, Ortner e Merzario completaram o pódio.
A equipe Abarth voltou às subidas de montanha, onde se encontravam os clientes potenciais. Schetty ganhou três provas italianas: o Colle della Maddalena, o Alpe del Nevegal e o Aosta-Pila. Enquanto isso, Merzario conseguiria uma vitória de classe na última corrida da temporada disputada no Aeroporto de Aspern, (Viena, Áustria).
O Abarth 2000 Sport SE010 conseguiu a homologação como veículo do Grupo 4. Em 27 de abril de 1969, Domenico Scola, um gentelman driver, conseguiu a vitória na subida Pieve Santo Stefano-Passo dello Spino. A partir desse triunfo, outros condutores privados escolheram o Abarth 2000 Sport SE010 para competir, principalmente, em subidas de montanha.