AC COBRA GT ROADSTER: ESSÊNCIA DOS ANOS 60 E UM MOTOR V8 DE 5.0 LITROS

Tem estilo, é um dos clássicos mais reconhecíveis e também é completamente novo. Após o renascimento da AC Cars, a empresa falou pela primeira vez do seu AC Cobra GT Roadster no último mês de dezembro. Poderíamos pensar perfeitamente que se trata de um Shelby Cobra da década de 1960, mas a verdade é que estamos falando de um modelo totalmente novo.
Na verdade, a empresa com sede no Reino Unido acaba de revelar as primeiras imagens do modelo que conheceremos por completo no próximo mês de abril. Segundo confirmação do fabricante de automóveis, o AC Cobra GT Roadster será completamente legal para a estrada e já está disponível para pedidos em todo o mundo. Seu preço parte de 285.000 libras esterlinas, algo em torno de 1.78 milhões de reais.
Como no Cobra dos anos 60 do século passado, o AC Cobra GT Roadster exibe uma grade ovalada, faróis redondos, um alongado capô e arcos de roda realmente musculosos. Exceto pelos espelhos da cor da carroceria e o desenho das rodas, há poucos detalhes que nos poderiam fazer pensar que se trata de um modelo de novo desenvolvimento, e aí está o seu maior atrativo.
Detalhes atuais são, por exemplo, a moldura do para-brisa muito mais grosso e as maçanetas das portas embutidas. Por outra parte, a fibra de carbono exposta perfila os grandes arcos de roda e os estribos laterais. Para a iluminação, aposta na tecnologia LED, ao mesmo tempo que a terceira luz de freio é visível atrás do compartimento de passageiros.
Do pouco que vemos do interior, podem ser apreciados um volante moderno com uma combinação de telas analógicas e digitais. A nível técnico sabemos que a AC Cars aposta em um chassi de estrutura espacial de alumínio com uma suspensão ajustada para corridas. A distância entre os eixos é de 2.570 mm. Debaixo do capô há um motor Ford V8 de 5.0 litros sobrealimentado.
O propulsor respira através da entrada de ar do capô e desenvolve 654 cv de potência e 780 Nm de torque máximo. A potência é canalizada ao eixo traseiro através de uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 10 velocidades. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 278 km/h.