AC COBRA SERIE 4: O ROADSTER ELÉTRICO ATINGE MAIS DE 600 CV

A AC Cars é a empresa responsável por um dos ícones do mundo automotivo, especialmente nos Estados Unidos e no Reino Unido, pois o Cobra sempre levantou paixões em qualquer canto e não é para menos dadas as suas características. Agora, a empresa quer reinventar-se e para isso decidiu abrir mão do característico motor V8 em favor de um powertrain alimentado por baterias de lítio e motores elétricos, dando como resultado um roadster elétrico denominado AC Cobra Serie 4.
Este conversível 100% elétrico se baseia no AC Cobra MK IV, especificamente na versão de carroceria mais larga, ou seja, o 378 Superblower, enquanto que a Serie 1 faz o mesmo com o 289 MK II com motor a gasolina e carroceria menor. Para sua criação, o fabricante britânico com sede em Norfolk diz que se associou aos especialistas em veículos elétricos localizados em Derby, a Falcon Electric, para desenvolver um sistema de propulsão adequado que seja capaz de oferecer um desempenho elevado e assim manter a essência deste esportivo.
A AC Cars oferece duas versões do Serie 4. Uma com um único motor de 230 kW - 312 cv - que permite ao Cobra elétrico alcançar os 100 km/h em 4.9 segundos e oferecer uma autonomia superior aos 305 quilômetros, enquanto que a outra acrescenta um segundo motor à equação para assim conseguir uma potência combinada de 460 kW - 625 cv. Graças a isso, o modelo conversível de dois lugares consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3.8 segundos, embora sua autonomia se reduza aos 260 quilômetros.
Cabe destacar que, apesar de utilizar baterias de íons de lítio com 54 kWh de capacidade, os engenheiros que desenvolveram o automóvel esportivo britânico mantiveram o peso em 1.240 quilos (1.190 kg na versão menos potente). Graças ao uso inteligente de materiais leves, a AC Cars anuncia que a nova bateria, motores, inversores e unidades de controle, entre outros elementos que compõem o powertrain elétrico, não pesam mais que o sistema de propulsão utilizado pelas versões com motor V8.
“Eliminar o excesso de peso traz consigo benefícios positivos para o proprietário do automóvel. Um peso total mais baixo reduz o consumo de energia, o que permite que as baterias ofereçam uma autonomia mais longa e a capacidade de conduzir o automóvel nos altos padrões tradicionais da AC em relação à velocidade e aceleração, que a marca conseguiu durante muitos anos”, comenta Alan Lubinsky, CEO da AC Cars.
Os interessados neste veículo devem saber que as reservas já estão abertas e as primeiras unidades chegarão no final de 2021. Os preços da versão com menos desempenho partem de 148.000 libras esterlinas, enquanto que o topo da linha começa em 168.000 libras esterlinas, ou seja, 1.1 e 1.4 milhões de reais respectivamente e ao câmbio atual.
A AC Cars também atualizou o AC Cobra Superblower atual com um V8 de 6.2 litros sobrealimentado mais potente que produz 650 cv de potência e 880 Nm de torque máximo, uma melhoria significativa com relação à versão anterior de 580 cv e 550 Nm. O preço deste automóvel é de 139.500 libras (995.000 reais ao câmbio atual).