ACURA ARX-06: SURGEM AS PRIMEIRAS IMAGENS DO PROTÓTIPO LMDh DA MARCA

Quando FIA e ACO apresentaram o regulamento definitivo da categoria Hypercar e pouco depois anunciaram a convergência com a IMSA para criar a categoria LMDh, sucessora em parte dos seus atuais DPi, começamos a imaginar marcas europeias como Toyota, Peugeot, Porsche, Ferrari e Lamborghini, competindo nas 24 horas de Daytona e nas 6 horas de Sebring, e marcas americanas como Cadillac e Acura competindo nas 24 de Le Mans, criando assim uma categoria rainha com muitos fabricantes lutando pela vitória nas melhores corridas do mundo.
Pelo lado americano, já faz alguns meses que a Cadillac moveu suas fichas mostrando uma primeira visão do seu novo LMDh com o qual, segundo confirmaram, competirão tanto na IMSA, como nas 24 horas de Le Mans. Agora é a vez da Acura, marca americana da Honda, que se movimenta revelando pela primeira vez o Acura ARX-06, um LMDh que competirá na categoria GTP, a nova divisão rainha do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar em 2023.
Seu nome é a sigla de Acura Racing eXperimental Generation 6, o que significa que é o sexto e mais recente integrante de uma longa saga de protótipos com os quais a Acura participou em corridas de Resistência. De fato, estas primeiras duas imagens de modo teaser que tentam despistar, sem muito êxito, com uma camuflagem própria de um protótipo de pré-produção, não é muito diferente do modelo DPi com o qual a marca competiu nos últimos anos no Campeonato IMSA com curiosos faróis afilados com uma ponta horizontal sob os quais há dois enormes canais de ar.
No entanto, como está ocorrendo com os recentes Hypercar e LMDh de competição que estão se somando a esta nova era da resistência vemos um modelo mais largo, mais baixo e mais agressivo, com uma aleta de tubarão unida ao seu aerofólio traseiro. Um projeto que correu a cargo do Acura Design Studio em Los Angeles, Califórnia, no quartel general da Honda Performance Development, de onde também sai, por exemplo, o Indycar da Honda.
“O processo que usamos para criar o design exterior do Acura ARX-06 é exatamente o mesmo que usamos para criar um novo veículo de passageiros Acura”, explica Dave Marek, diretor executivo de criação da Acura. “O design continuou a ser refinado ao longo do processo de testes e avaliação, até chegarmos a um tratamento final que cumpriu com nossos objetivos de desempenho e, ao mesmo tempo, manteve as chaves de estilo da Acura, que são muito importantes. Foi um processo emocionante”.
Este design será acompanhado, como obriga a categoria LMDh, de um chassi de um parceiro externo e uma mecânica híbrida na qual o fabricante poderá usar o motor térmico. A Acura ainda não deu detalhes a respeito de toda essa parte, mas sabemos, porque assim obriga o regulamento, que oferecerá uma potência conjunta que rondará os 670 cv.
Também não menciona um assunto importante, saber se este novo Acura LMDh participará também nas 24 horas de Le Mans, como fará o seu grande rival Cadillac e o resto das marcas europeias, que prometem converter a edição 2023, centenário de Le Mans, em uma autêntica festa.