ACURA BUSCA DISTANCIAR-SE DA HONDA SEGUINDO UM NOVO ROTEIRO

A Acura é uma marca de carros que em princípio está muito longe de nós, já que não está disponível no Brasil. No entanto, isso não impede que continuemos seguindo o que acontece com a marca Premium da Honda, uma vez que estão acontecendo coisas muito relevantes e que marcarão o seu futuro mais imediato. A Acura está decidida a impulsionar suas vendas nos Estados Unidos, e para isso, colocou todo o vapor para realizar um ambicioso plano. Um roteiro determinante para a empresa.
Um dos pontos que estão sobre a mesa é tornar a Acura uma marca mais independente da Honda. A distância em termos de imagem e enfoque corporativo entre ambas as empresas será aumentada de maneira considerável. Apesar disso, o apoio da Honda continuará fazendo-se notar em determinadas áreas, já que continuará sendo a matriz da Acura.
A apresentação do novo Acura MDX Concept vem confirmar as mudanças e movimentos que estão sendo feitas dentro da Acura. Este modelo conceitual assenta as bases da nova geração do Acura MDX. E mais, adianta em grande medida as características da versão de produção deste interessante SUV que em breve será uma realidade no mercado norte-americano.
Na realidade, o MDX de nova geração será um veículo totalmente novo, uma vez que estará sustentado por uma nova plataforma. Uma arquitetura mais leve, mas por sua vez mais segura. Tampouco devemos ignorar o equipamento tecnológico, e em especial o sistema de infotainment exclusivo com uma interface de painel táctil, que equipará o modelo que em não muito tempo chegará aos concessionários.
No que diz respeito à parte mecânica, embora a Acura continue compartilhando alguns motores com a Honda e a nova transmissão automática de 10 velocidades, logo poderá contar com um motor V6 turbo próprio. Dispor de motorizações próprias é outro fator a ser considerado nesta nova etapa da Acura.
Jon Ikeda, representante oficial da marca Acura, fez interessantes declarações sobre este processo de mudança que a empresa está vivendo. “Não podemos estar acima de nossa irmã. A Honda é divertida do ponto de vista esportivo, mas somos uma divisão de desempenho da Honda. Vamos a levar o divertido e o esportivo ao próximo nível, e será um pouco mais caro porque algumas dessas coisas divertidas custam dinheiro”, assegurou Ikeda.
Ikeda assegura também que a nova geração do MDX significará um verdadeiro ponto de inflexão, destacando o papel que este SUV tem desempenhado nos últimos anos. Embora a história da Acura tenha girado em torno dos sedans, hoje em dia 75% de suas vendas correspondem a crossovers. Os tempos mudam e chegam novas tendências.
“Como carro-chefe, ele vem carregado com todas as coisas boas. A ascensão simbólica do MDX sobre o RLX mostra como o mundo mudou um pouco” assegurou Ikeda para demonstrar como mudou a importância que os SUVs têm atualmente.
Tampouco devemos ignorar o papel que teve a segunda geração do Acura NSX. Desde a introdução deste superesportivo, a marca realizou importantes atualizações. Praticamente toda a linha foi objeto de mudanças. Nesse momento a oferta da Acura é composta pelos seguintes modelos: ILX, TLX, RLX, RDX, MDX e NSX. Três sedans, dois SUVs e um superesportivo.
A empresa também coloca o ponto de mira em 2021. Para o próximo ano está prevista a chegada do substituto do atual Acura ILX. Logo após a sua entrada em cena, será feita a transformação dos concessionários Acura para adaptá-los à nova imagem e enfoque da marca.
John Connelly, Presidente da Associação dos Concessionários Acura, assegurou que os distribuidores da marca estão vendo os frutos da reconstrução que a empresa está realizando há alguns anos: “A Acura vem seguindo um plano para desenvolver veículos líderes no segmento, que se concentra no tema do desempenho elaborado com precisão. O Acura TLX é um veículo de alto rendimento com um preço baixo, o melhor de ambos os mundos”.