ALFA ROMEO 4C REGRESSA COM UMA VERSÃO ÚNICA
O Alfa Romeo 4C não foi um carro de grande volume de vendas da marca italiana. Por outra parte, foi um coupe esportivo e extremo (não tinha direção assistida) que atraía poucos entusiastas. Mas se tratava de um veículo único na linha de produtos, que recorria à tração traseira, dois anos antes do lançamento do Giulia.
De fato, foi em 2013 quando a Alfa Romeo apresentou seu coupe de duas portas, que mais tarde se converteu em um spider da mesma forma rápido. Hoje, para celebrar seu 10º aniversário, o departamento Stellantis Heritage anuncia a chegada de um novo Alfa Romeo 4C especial, um one-off de colecionador chamado ‘Alfa Romeo 4C Designers Cut’.
Alessandro Maccolini, Design Project Manager da Alfa Romeo e logo responsável pelo estilo do 4C, foi o responsável deste projeto único. “Para criar este one-off baseado no 4C, identifiquei três caracterizações estéticas nas quais me inspirei. Já tenho uma ideia do que eu gostaria de desenvolver, mas também gostaria de inspirar-me nos entusiastas da marca”, disse Maccolini.
O design definitivo ainda está sendo ultimado, embora por enquanto saibamos que haverá três áreas principais que servirão de inspiração para este coupe tão especial.
O primeiro chama-se ‘4C Tributo’ e se inspira na história da Alfa Romeo, com o uso do tom vermelho, o que mais identifica o fabricante italiano. O segundo se inspira no DNA racing e só podia chamar-se ‘4C Corsa’, com uma carroceria pintada em cinza fosco para ressaltar a musculatura do Alfa Romeo 4C. Por último, o ‘4C Leggenda’ pretende unir esportividade e história através do azul claro da carroceria e o branco das rodas de liga leve.
Apresentado pela primeira vez como concept car em 2011 no Salão de Genebra, o Alfa Romeo 4C teve um sucesso tal e quase inesperado que convenceu os responsáveis da empresa a fabricá-lo em uma pequena série.
Inspirado em modelos icônicos do passado da marca, o 33 Stradale principalmente, o 4C era especial e muito cobiçado. Baseado em uma carroceria de fibra de carbono construída à mão, pesava apenas 895 quilos, e era propulsionado por um motor turbo a gasolina com 1.750 cm³, que desenvolvia uma potência de 240 cv, surgindo acoplado a uma transmissão TCT de dupla embreagem, que canalizava essa força ao asfalto através das rodas traseiras.
O desempenho era de superesportivo: acelerava de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos, anunciava uma velocidade máxima superior a 250 km/h, com uma aceleração lateral em curva de 1.1 G e desaceleração máxima em frenagem de 1.25 G.